Waldir Costa / Rondoniadinamica
Publicada em 07/01/2021 às 15h03
Eleições – Em 2022 teremos as eleições gerais, quando serão eleitos presidente da República, governadores e seus respectivos vices; uma das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. As eleições parecem distantes, mas não estão, pois são cerca de 22 meses. Vários são os nomes em condições de concorrer à sucessão do governador Marcos Rocha (Sem Partido), inclusive ele, à reeleição, mas quem mais sinaliza, que irá para a disputa é o presidente do diretório regional do MDB, o deputado federal Lúcio Mosquini. Nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de novembro último. Mosquini trabalhou muito no apoio aos candidatos do partido em busca de eleger o maior número possível de prefeitos e vereadores.
Confúcio – Hoje o nome mais provável do MDB seria o de Lúcio Mosquini, para concorrer ao governo do Estado, mas o senador Confúcio Moura não pode ser ignorado ou esquecido. É uma liderança consolidada no partido com ramificações em todo o Estado e bastante agressivo, mesmo com fala mansa, amena, quando busca seus objetivos. O ex-senador e ex-presidente regional do partido, Valdir Raupp conheceu o poder de força de Confúcio na convenção do partido, quando ele, se impôs como candidato ao Senado e não apenas o de Raupp, que buscava a reeleição. Jogou pesado, inclusive com tumulto na sede do partido em Porto Velho e foi candidato, “na marra”.
Compromisso – Também é importante lembrar, que a campanha de Confúcio não teve a participação, apenas dos filiados e militantes de muitos anos. A participação da 1ª suplente, Maria Eliza de Aguiar e Silva, da Faculdade São Lucas foi fundamental para alimentar econômica e financeira a campanha vitoriosa de Confúcio, segundo mais bem votado do Estado (230.261 votos) para um mandato de oito anos. Há quem aposta que Confúcio será candidato ao governo do Estado em 2022 e, democraticamente se licenciaria para a campanha, após a convenção e daria condições para que sua primeira suplente assumisse. Se for vitorioso na futura caminhada rumo ao governo de Rondônia, Estado que ele já governou durante dois mandatos seguidos, o restante do seu mandato no Senado seria cumprido pela 1ª suplente. Se perder a conversa será outra. Quem viver, verá...
Cassol/Acir – O ex-governador Ivo Cassol (PP) e o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) estariam inelegíveis para 2022. Uma recente decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kássio Nunes Marques, libera os condenados a inelegibilidade de oito anos, após cumprir a condenação normal. Como é uma decisão monocrática, o assunto vai para discussão e julgamento do Pleno do STF, que deverá ocorrer este ano e a decisão, de manter ou não o que determina a Lei Eleitoral, ou a decisão do ministro Kassio definirá o futuro político de Acir e Cassol e de inúmeros outros políticos que estão na mesma condição.
Acir/Cassol II – Uma das metas política de Acir sempre foi governar o Estado. Em 2018 tinha enormes chances, mas como concorreu com liminar acabou sendo prejudicado. Já Cassol governou Rondônia por dois mandatos seguidos e depois se elegeu senador, até com relativa facilidade. Hoje já temos alguns nomes em condições de concorrer com o governador Marcos Rocha (Sem Partido), que se prepara para um novo mandato: o prefeito reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), o senador Confúcio Moura e deputado federal Lúcio Mosquini, pelo MDB, além de outros nomes não menos populares. Aos poucos as eleições de 2022 vão ganhando espaço nos bastidores da política no Estado.
Respigo
O ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, do PT deverá disputar uma das vagas à Câmara Federal em 2022. Sobrinho foi afastado da prefeitura, no final do seu segundo mandato devido a inúmeras denúncias de corrupção, foi julgado e condenado, mas nos últimos meses vem sendo absolvido pela Justiça de todas as condenações +++ Certamente, caso opte por uma candidatura irá explorar muito bem a inocência da acusação e pelas condenações. Situação delicada, pois quem irá apagar a mancha negativa econômica, social e politicamente, além de moralmente, que o combativo político sofreu e somente agora está sendo reconhecida a sua inocência? +++ A posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ale) presidida pelo deputado Alex Redano (Republicanos-Ariquemes) ocorrerá no próximo dia 1º. Mas as sessões ordinárias e os trabalhos das Comissões Permanentes serão retomados somente no dia 23 de fevereiro, quando terminará o recesso legislativo iniciado no dia 18 de dezembro +++ A deputada Cássia Muleta (Podemos-Jaru) liberou, via emenda parlamentar, R$ 20 mil para pequenos produtores rurais da região do Rio São João, Projeto Bom Jesus, município de Ariquemes. Os recursos serão investidos na compra de uma grade aradora mecânica para atender os produtores.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/01/mosquini-e-confucio-sao-nomes-do-mbd-para-o-governo-acir-e-cassol-esperam-por-confirmacao-de-decisao-do-ministro-kassio-marques-eleicoes-de-2022-ganham-forca-em-rondonia,93954.shtml