Globoesporte.com
Publicada em 26/01/2021 às 15h14
Mesmo em meio a pandemia, Ronilson Alves ganhou uma grande oportunidade. Ele foi um dos mais de cem atletas que se inscreveram para a seletiva do Sesi/Handebol Araraquara para atuar em 2021. Aprovado virtualmente, o rondoniense então teria de disputar uma fase final no interior de São Paulo. Junto a situação pandêmica, veio também o grande entrave do deslocamento.
Então, o ex-atleta do Major Guapindaia, ADPVH e Radio Farol, de 19 anos, lançou nas redes uma campanha para custear a despesa. Ronilson conta um pouco dessa historia.
- Em dezembro fui chamado pra jogar uma competição que aconteceu no Arujá, em São Paulo. Era a Liga Nacional de Handebol. A competição mais forte do Brasil na nossa modalidade. Trabalhei e fui pagando minhas despesas. Meus pais me ajudaram também e acabei indo jogar por uma equipe de Manaus. Após essa competição, retornei pra Rondônia. Por conta da visibilidade, recebi uma proposta para estar treinando durante uma semana com a equipe do Handebol Araraquara. Lá, vou ser avaliado e dependendo do resultado já fico - afirmou o desportista.
Sobre a grande chance da carreira vir em meio a uma pandemia, Ronilson acredita que a questão é se cuidar para estar pronto e ir em busca do objetivo que sempre teve na vida.
- A proposta veio em uma hora bem complicada, mas eu sonho com isso. Sabemos que a oportunidade é difícil. Atualmente estou desempregado e a proposta foi em cima da hora. Então não iria conseguir custear as passagens até São Paulo. Por isso, fiz um vídeo pedindo ajuda e a galera está me dando essa força - disse Ronilson.
Hoje, a campanha do atleta conta com parte do valor necessário para embarcar ao interior de São Paulo.
- O valor é apenas de ida pois estou confiante que irei ficar. Fiz uma previsão de gastos na casa de R$ 1500. Porém, as passagens estão oscilando muito. E, como o clube ficou de confirmar a data por questão da pandemia, em cima desse valor tenho 40%. Estou vendo duas opções de voo, ou por Cuiabá ou Porto Velho - falou.
O ge.globo/ro entrou em contato com o Handebol Araraquara. Felipe Fanelli descreveu como se deu o interesse em ver Ronilson de perto.
- Foi uma seletiva. Colocamos nas redes sociais as informações que precisávamos para as seletivas. Tivemos mais de 100 atletas nos procurando pelas redes sociais, nos mandando as informações e vídeos atuando. Devido a pandemia, não pudemos fazer essa seletiva presencialmente. Ele foi um dos meninos que me mandou e me disse que atuando na liga nacional. A liga nacional é um campeonato de muita visibilidade. Eu pedi pra ele mandar o link dos jogos. Assistimos e dai surgiu a oportunidade - confirmou Felipe.
Fanelli ainda abordou a dificuldade da busca por atletas, o nome do rondoniense disputou com atletas do Brasil inteiro.
- Dos cem atletas dos que mandaram, apenas cinco ou seis virão para essa fase final. Eles ficarão em Araraquara por uma semana fazendo testes. Passando na seletiva, já ficam pros treinamentos. Vai ser dado moradia e alimentação. Os atletas são responsáveis apenas pelo deslocamento ate a cidade pra participar da seletiva - disse Felipe Fanelli, técnico da equipe.
O Handebol Araraquara irá disputar o campeonato paulista, os jogos regionais e jogos abertos nessa temporada. A data que Ronilson deve se apresentar ainda está indefinida. Porém, de acordo com a última previsão, deve ser no dia 08 de fevereiro.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/01/selecionado-apos-embate-online-rondoniense-faz-vaquinha-virtual-para-teste-final-em-araraquara,95242.shtml