Rondoniadinamica
Publicada em 02/02/2021 às 08h41
Porto Velho, RO – Na última segunda-feira (01), o Rondônia Dinâmica veiculou matéria intitulada “Secretário de Educação de Rondônia critica postagem sobre retorno presencial às aulas: ‘‘Ideia nazista de extermínio social’’.
A reportagem revelou a intervenção opinativa do secretário de Educação (Sesau/RO) Suamy Vivecananda Lacerda Abreu numa página do Instagram criada por coletivo informal de pais e mães que discutem a educação rondoniense na era do Coronavírus (COVID-19/SARS-CoV-2).
Lá, defendem o retorno das aulas presenciais e cobram posicionamento diário do Palácio Rio Madeira sobre o assunto.
Abreu, num texto agressivo, respondeu a um dos usuários que defendia o regresso às salas de aula denominando suas concepções como “Ideia nazista de extermínio social”.
No mesmo dia da veiculação, o governador do Estado Coronel Marcos Rocha, sem partido, alterou o art. 5º do último decreto.
Anteriormente, só municípios enquadrados na Fase 3, a mais branda em termos de status de agressividade do Coronavírus de acordo com o Plano Todos por Rondônia, poderiam ensaiar o retorno físico aos colégios particulares.
Com a alteração, a partir da Fase 1, a mais perigosa, já propicia, “de forma gradual e escalonada”, a normativa autoriza até 30% de ocupação.
Na Fase 2, até 50%; e na Fase 3, até 70%.
“Aos pais ou responsáveis dos alunos, bem como maiores de idade pertencentes às instituições de ensino privadas, compete a decisão de optarem pelo ensino presencial, independente de coabitar com pessoas do Grupo de Risco”, alerta a normativa no parágrafo inicial.
CONFIRA A NOVA REGRA PARA RETORNO PRESENCIAL ÀS ESCOLAS PRIVADAS:
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/02/apos-secretario-de-educacao-tachar-aulas-presenciais-de-ideia-nazista-governador-permite-regresso-as-salas-particulares,95722.shtml