Notícia ao Minuto - Portugal
Publicada em 04/02/2021 às 10h07
As autoridades da Califórnia têm demonstrado entusiasmo quanto ao facto de a vaga mais mortal da pandemia estar a começar a desacelerar à medida que o estado avança na campanha de vacinação.
Contudo, de acordo com o The Guardian, os profissionais de saúde da cidade e condado de Fresno não partilham do mesmo otimismo e dizem que as unidades de cuidados intensivos e enfermarias continuam "inundadas" com pacientes.
"Claro, se o hospital passar de uma capacidade de 200% para 150%, vão dizer que está a melhorar (...) mas em 20 anos de carreira, nunca vi tanta gente doente", disse a enfermeira de Cuidados Intensivos, Amy Arlund.
Os hospitais da região, que foi severamente atingido pela pandemia, continuam sobrecarregados, tendo falta de profissionais de saúde e equipamento médico. Além disso, o condado tem escassez de doses de vacinas.
De acordo com o jornal, cerca de uma em cada 11 pessoas em Fresno testou positivo ao novo coronavírus desde o início da pandemia. Apesar de o número de hospitalizações estar a abrandar, o condado continua a registar cerca de 450 novos casos por dia.
"Trabalho cerca de 60 a 80 horas por semana devido à quantidade de trabalho e ao número de profissionais que há", disse Kenny Banh, profissional de saúde no centro médico regional comunitário de Fresno.
O condado tem falta de profissionais e também de doses de vacina. As autoridades revelaram que receberam 113 mil doses desde que a vacina da Pfizer e da Moderna foram aprovadas em dezembro.
Na passada semana, devido à escassez de vacinas, os centros de vacinação foram encerrados. Autoridades locais apelaram ao governador: "Por favor, mandem mais vacinas".
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/02/cidade-na-california-apela-por-favor-enviem-mais-vacinas,95951.shtml