Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 15/02/2021 às 16h18
Cristiane – A manchete principal do RONDÔNIA DINÂMICA na manhã de hoje (15), que a ex-vereadora de Porto Velho, Cristiane Lopes, que foi candidata a prefeita pelo PP na capital em novembro último e disputou o segundo turno com o prefeito Hildon Chaves (PSDB), que se reelegeu, surpreendeu os bastidores da política. É que o PP é dominado no Estado pelo grupo do ex-governador Ivo Cassol, partido presidido em Rondônia pela deputada federal Jaqueline Cassol, irmã de Ivo. Nas eleições à prefeitura em novembro, Jaqueline teve o apoio, no segundo turno, do deputado federal Léo Moraes, que preside o Podemos no Estado. Agora chega a informação, que Cristiane deixou o PP e está se filiando ao Podemos.
Cristiane II – A vereadora é apresentadora de TV na capital e sempre foi muito bem relacionada, ao hoje deputado estadual, Aélcio da TV (PP), que era vereador na capital e se elegeu à Assembleia Legislativa em 2014. Foi incentivada por ele, que se elegeu vereadora, em 2016, pois foi lançada para “ajudar” a candidatura a vereador do filho do deputado, Luan da TV. Cristiane foi eleita a 10ª mais bem votada (2.887 votos) e Luan o 12º (2.768 votos). Em 2018 tinha tudo para se eleger deputada estadual, mas teve que respeitar Aélcio, que se reelegeu. Cristiane concorreu a deputada federal em campanha das mais franciscanas. Somou 20.350 votos e ficou na suplência. Sua ótima popularidade se consolidou nas eleições a prefeitura da capital, quando superou 13 candidatos e disputou o segundo turno com Hildon Chaves.
Cristiane III – Nas eleições de novembro último, caso Cristiane tivesse optado pela reeleição a vereadora certamente não teria dificuldades para se reeleger. Nas eleições do próximo ano, no novo partido, terá muitas chances de se eleger a federal, pois Léo é pretendente ao governo do Estado. Como já teve votação expressiva em 2018 à Câmara Federal é nome de peso. No PP iria bater de frente com Jaqueline, por enquanto candidata à reeleição. Ainda no PP, se optasse pela Ale, teria que enfrentar seu “padrinho” político, Aélcio da TV, que caso não concorra à reeleição, deverá colocar o filho, o ex-vereador Luan da TV, que somou 1.265 nas eleições de 2020, e não conseguiu se reeleger. No novo partido Cristiane tem chances reais de se eleger à Câmara Federal ou para a Ale, além de dar o suporte político necessário a Léo numa investida ao governo do Estado. Comentou-se até, Cristiane de vice de Léo, mas seria um contrassenso, pois ambos são da capital e disputam o mesmo eleitorado. Já concorrendo a federal ou estadual somaria muito para Léo candidato ao governo.
Ji-Paraná – O ex-secretário de Saúde de Rondônia, Williames Pimentel, militante ativo do MDB, não é o secretário de Saúde de Ji-Paraná, como foi anunciado. Ele está prestando serviços na área ao município de Ji-Paraná, a convite do prefeito Isaú Fonseca MDB), mas como consultor. Na última semana foi nomeado o novo titular da área de Saúde do município, Ivo da Silva, com 37 anos de experiência em cargos relacionados à área de saúde, que substituiu Franciany Chagas Ribeiro Brasil. A saúde pública é um dos desafios dos administradores públicos, mais para os prefeitos que assumiram no início do ano. O coronavírus, que preocupa o mundo coloca o segmento público em xeque, pois exige muito mais que trabalho e boa vontade, mas sim dedicação total e responsabilidade, pois envolve vidas humanas.
Cooperativismo – Apesar de ser um estado identificado com a agricultura e a pecuária, além das riquezas minerais e clima privilegiado, dentre outras qualidades, Rondônia não conseguiu montar um sistema de cooperativismo eficiente, como no Paraná, onde o segmento é o alicerce dos produtores rurais, seja mega, grande, médio ou pequeno. Agora comenta-se que a Secretaria de Estado da Agricultura-Seagri, segundo nota na coluna “Campo e Lavoura” editada semanalmente pelo jornalista José Luís Alves, aqui no RONDÔNIA DINÂMICA, que está surgindo uma cooperativa de produtores de leite em Triunfo (Cooperlate), distrito de Candeias do Jamari, com uma produção diária de 1.200 litros. Em grupo fica menos difícil se conseguir bons preços, se qualificar em tecnologia para produzir mais, melhor e garantir comercialização. Que o segmento ganhe cada vez maior adesão na área rural, pois o cooperativismo é o caminho seguro para o campo, não importando a dimensão do produtor.
Respigo
A maior festa popular do País, o Carnaval, está suspensa devido ao coronavírus. Mesmo com a ameaça da pandemia, que ganha espaços e continua matando boa parte da população permanece abusando e não seguindo os protocolos para se evitar a contaminação com o vírus +++ O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo foi duro em vídeo publicado nas redes sociais, quando alertou, que muitos que hoje estão pulando o Carnaval amanhã estarão “sepultando parentes”. Realmente estão ocorrendo festas clandestinas, inclusive na área rural do Estado, demonstrando que boa parte da população, ainda, não se conscientizou da ação letal da pandemia +++ A fiscalização pelo Estado e prefeituras devem ser ampliadas, inclusive sendo rigorosa no cumprimento do protocolo de segurança e das normas do decreto estadual, que normatiza os cuidados que devem ser observados no combate e controle da pandemia. Mas tem boa parcela da população, que realmente é reticente e somente, após a contaminação e em situação de morte implora a Deus para que sobreviva...
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/02/firmada-parceria-leo-moraes-e-cristiane-lopes-para-2022-ex-vereadora-devera-concorrer-a-camara-federal-ou-assembleia-legislativa-pimentel-e-consultor-na-saude-em-ji-parana-,96764.shtml