AP
Publicada em 19/02/2021 às 15h09
Um vazamento de água em dois reatores dão sinais de que a usina nuclear de Fukushima sofreu novos danos com o terremoto que atingiu o Japão no sábado passado, informaram os operadores da instalação nesta sexta-feira (19).
Novos danos como os registrados podem dificultar o já difícil descomissionamento — processo de desativação da usina que deve durar décadas. Fukushima foi destruída com o terremoto seguido de tsunami que atingiu a costa nordeste do Japão em 2011. Com os danos, houve vazamento de material radioativo.
Esse vazamento foi descoberto a partir dos níveis da água usada para refrigeração nos reatores das unidades 1 e 3, informou Keisuke Matsuo, porta-voz da Tokyo Electric Power Co., que gere os trabalhos na usina. Segundo ele, o tremor de sábado, com magnitude 7,3, aumentou os danos já existentes da estrutura em Fukushima.
A água desses reatores tem sido bombeada de volta para dentro das unidades, e as autoridades afirmam que a capacidade de armazenamento do material contaminado já está chegando ao limite. Um painel ouvido pelo governo japonês diz que, gradualmente, essa água pode ser devolvida ao mar. No entanto, a ideia sofre críticas de moradores locais, e, por enquanto, nada está decidido.
Terremoto no Japão
O terremoto no Japão de magnitude 7,3 — considerado um reflexo tardio daquele grande tremor de 2011 — deixou 180 pessoas feridas, que precisaram de atendimento médico, segundo as autoridades locais. Os abalos causaram deslizamentos de terra, danificaram casas e equipamentos de infraestrutura — inclusive uma linha de trem de alta velocidade.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/02/vazamento-indica-novos-danos-a-usina-nuclear-de-fukushima-apos-terremoto,97077.shtml