SINTERO
Publicada em 25/02/2021 às 14h00
Quem acompanha a importância da luta das mulheres por direitos e o quanto essa discussão tem espaço nos dias atuais muitas vezes não imagina quão recentes são algumas das conquistas para o gênero feminino do ponto de vista histórico. Há apenas 89 anos, as mulheres nem sequer participavam da vida política do país, uma vez que eram proibidas de votar.
O dia 24 de fevereiro de 1932 representa um dia simbólico para as mulheres do Brasil. A data marca a conquista do voto feminino. Foi neste dia que o Código Eleitoral passou a assegurar o voto feminino, todavia, esse direito era concedido apenas a mulheres casadas, com autorização dos maridos, e para viúvas com renda própria. Essas limitações deixaram de existir apenas em 1934, quando o voto feminino passou a ser previsto na Constituição Federal. O Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil passou a ser comemorado a partir de 2015, com a promulgação da Lei nº 13.086.
Esse direito continua em pauta na luta das mulheres por mais espaços de decisão, as mulheres são minorias no congresso nacional e parlamentos estaduais e municipais. Assegurar medidas de avanço das mulheres nos espaços é o desafio do Brasil que viveu uma ruptura democrática com o afastamento da primeira mulher eleita para a presidência do País.
Só com unidade venceremos o abismo da desigualdade de gênero, raça e classe neste país continental.
#89anosdaconquistadovotofeminino #24defevereiro #diadeluta #maismulheresnosespaçosdepoder #vacinaparatodas #vacinajá #RosaNegra
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/02/89-anos-da-conquista-do-voto-feminino-e-preciso-avancar-na-participacao-das-mulheres-nos-espacos-de-poder,97528.shtml