Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 01/03/2021 às 15h07
Incoerência – É comum acompanhar no noticiário político em Rondônia e demais Estado das Federação, deputados e vereadores “denunciando” irregularidades praticadas pelos chefes de Executivo, seja estadual, federal, secretários, assessores. A função do parlamentar não é de denunciar, mas sim de tomar as medidas políticas cabíveis aos casos, como constituir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), no caso dos parlamentos estaduais, ou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) nos parlamentos mirins. O deputado e o vereador são fiscais do povo. São eles que devem acompanhar as ações dos executivos, pois tudo passa pelas Assembleias Legislativas, pelas câmaras de vereadores. Se o governador ou o prefeito vão mal, deputados e vereadores também estão no mesmo caminho. Quem denúncia é o povo. Deputado ou vereador “denunciar” é o fim da rosca...
Eleições – Para quem tinha dúvidas que o prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), deverá concorrer ao governo do Estado, nas eleições de 2022, pode dissipá-las, após matéria encaminhada pela assessoria do prefeito à imprensa, da visita de vereadores do interior, ao Prédio do Relógio, onde funciona a prefeitura da capital. Desde a sua reeleição nas eleições de novembro último, quando Hildon consolidou seu posicionamento na política, que são intensos e crescentes os comentários de a possibilidade de ele participar das eleições do próximo ano, quando estarão sendo disputados os cargos de presidente da República, governadores e os vices; uma das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Vereadores de Novo Horizonte e de Rolim de Moura estiveram reunidos com o prefeito Hildon e o vice, Maurício Carvalho (PSDB).
Eleições II – A possibilidade de Hildon concorrer a governador em 2022 é real. O encontro com os vereadores e uma visita recente, que ele fez ao Cone Sul se reunindo com lideranças da região demonstram isso. Há inclusive a possibilidade de uma divisão no PSDB, pois o ex-senador Expedito Júnior, que deverá concorrer ao Senado no próximo ano, pretende apoiar o senador Marcos Rogério, presidente regional do DEM, ao governo. É que Rogério sempre foi parceiro de Expedito, que concorreu ao governo do Estado em 2018, teve o apoio do amigo, na época deputado federal, mas já eleito senador, na sua caminhada ao Palácio Rio Madeira. Júnior acabou sendo derrotado pelo governador Marcos Rocha, mas teve o apoio de Rogério até o fim. Hildon Chaves é sim, nome forte para concorrer ao governo do Estado nas eleições gerais do próximo ano. Anote.
Abusos – Impressiona a falta de responsabilidade de boa parte da população, de Rondônia, principalmente, mais os jovens e adolescentes, que teimam em realizar festas clandestinas, na capital e no interior. No último final de semana, mesmo com o decreto estadual de restrições da Fase 1, o mais agudo, exigente, a polícia teve que acabar com várias festas realizadas ilegalmente, devido a pandemia, e também sem qualquer preocupação com as mínimas condições de segurança como a utilização de máscaras, álcool em gel, distanciamento, dentre outras exigências. O cidadão tem que se conscientizar das suas responsabilidades em momento tão difícil, que a população do planeta está enfrentando.
Abusos – Como o processo de vacinação vem sendo conduzido de forma morosa e questionável em vários pontos, a esperança de imunização contra o covid-19, pelo que tudo indica está muito mais distante do que se previa. Nem mesmo a possibilidade de Estados e municípios comprarem diretamente a vacina, autorizada pela Justiça na última semana motivou governadores’, prefeitos e demais políticos (senadores, deputados, vereadores) a formarem frentes de combate e controle da pandemia abrindo espaços para acesso mais rápido à vacina, única maneira segura para se evitar a contaminação, que voltou a ganhar força na maioria dos estados. A luta é árdua, mas se a maioria do povo não colaborar será muito difícil reduzir os índices crescentes de contaminações e de óbitos.
Respigo
Entramos no mês de março, o terceiro do ano. Os corruptos acostumados a misturarem seu dinheiro com o dinheiro do povo e depois não saber qual é o seu, que se cuidem pois, no ano anterior, a nossa polícia de elite, trabalhou muito, mas teve ação reduzida em razão do coronavírus +++ Tão logo tenhamos uma trégua na pandemia muita gente, que não respeita o alheio deverá receber “visitas” ao nascer do sol +++ Há muito mais que nuvens nos Céus de Rondônia nesse período de chuvas. Quem viver verá... +++ Assembleia Legislativa (Ale) está fechada ao público esta semana. A Casa do Povo continua trabalhando internamente, mas com número reduzido de servidores nos gabinetes e nas áreas administrativas +++ Servidores do grupo de risco trabalham em casa. Mas devem estarem atentos em caso de convocação, se necessário +++ No sábado (27) servidores da Ale receberam o pagamento referente ao mês de fevereiro, que terminou ontem (28). Normalmente o pagamento é feito até o dia 25 de cada mês, mas como é o primeiro da nova Mesa Diretora, presidida pelo deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes), que está em quarentena com covid-19, houve um pequeno atraso devido ao acúmulo de serviço, em razão de muitas demissões e contratações. Mas a partir deste mês de março tudo retoma a normalidade.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/03/vereador-e-deputado-denunciarem-prefeitos-e-governadores-e-incoerencia-hildon-chaves-reunido-com-vereadores-do-interior-abusos-favorecem-contaminacao-pelo-covid-19-,97801.shtml