Anayr Celina/Secom
Publicada em 02/03/2021 às 13h30
Na manhã da terça-feira (2) o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fez a entrega de dois ventiladores pulmonares, também conhecidos como respiradores, adquiridos por intermédio de Emenda Parlamentar do deputado estadual Dr. Neidson de Barros Soares para atender a população do município de Candeias do Jamari, a 20 quilômetros de Porto Velho.
Segundo o secretário da Sesau, Fernando Máximo, os aparelhos são de extrema importância principalmente nesse momento de pandemia.
“Esses respiradores são essenciais no tratamento de pacientes internados em UTI’s. É dessa união que precisamos nesse momento de pandemia, para que mais vidas sejam salvas”, destacou o secretário.
A emenda destinada para a compra dos ventiladores é de aproximadamente R$ 76 mil. Para o parlamentar, os aparelhos vão melhor o atendimento da população. “Esses aparelhos vão salvar vidas. Parabéns ao governador Marcos Rocha por liberar o recurso, ao secretário de Saúde, Fernando Máximo pela gestão, ao prefeito de Candeias e a todos que trabalharam por isso. Esses ventiladores vão auxiliar na estabilização dos pacientes para que possam ser enviados às unidades de saúde ”, enfatizou o parlamentar.
A secretária municipal de Candeias, Gerlânia Pereira, agradeceu a Sesau pela a entrega e destacou que os equipamentos representam esperança de vida. “Nós estamos enfrentando a pandemia mesmo diante das dificuldades. Junto aos nossos profissionais de saúde procuramos salvar o maior número de vidas, e esses aparelhos são essenciais para oferecer o melhor atendimento”, agradeceu a secretária.
SOBRE OS VENTILADORES
Os ventiladores pulmonares são eficazes no tratamento de pacientes graves com Covid-19, pois substituem a respiração humana, simulando uma respiração natural. O aparelho mantém o paciente vivo, administrando a entrada e saída de oxigênio do pulmão, auxiliando na melhora do quadro clínico de saúde.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/03/governo-entrega-ventiladores-pulmonares-para-atender-a-populacao-do-municipio,97882.shtml