TJ-RO
Publicada em 05/03/2021 às 14h00
Começa nesta segunda, dia 8, de março, no dia internacional e mulher, o a “Semana da Mulher: Justiça e Equidade”, evento promovido pela Ecoliga-Rondônia, rede de cooperação e colaboração entre órgãos públicos da qual faz parte do Tribunal de Justiça de Rondônia. Serão dois dias de programação, nos quais ocorrerão diversos debates com o objetivo de ampliar o diálogo com a sociedade sobre temas relevantes da participação feminina nos segmentos sociais.
A iniciativa está alinhada aos objetivos e princípios dos normativos que norteiam a Política de Responsabilidade Socioambiental dos órgãos organizadores do evento, da qual a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) faz parte, e da Agenda de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, conhecida popularmente como “Agenda 2030”, institucionalizada, no ano de 2019, no âmbito do Poder Judiciário. O evento atende diretamente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, igualdade de gênero.
Programação
Diante da pandemia do novo coronavírus, o evento será realizado de forma virtual. No primeiro dia (08), haverá a abertura, com a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14), Desembargadora do Trabalho Maria Cesarineide de Souza Lima, dois painéis abordando equidade de gênero, saúde emocional e violência doméstica e a apresentação do Projeto Aurora.
Já no dia 10, o evento terá início com a palavra do Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Juiz de Direito Álvaro Kalix Ferro, seguido por debates sobre os desafios da mulher no trabalho, feminismo e deficiência e Agenda 2030. Palestrantes locais, dos órgãos integrantes da Ecoliga, e nacionais, como a vereadora do município de Aracaju (SE), Linda Brasil, fazem parte do corpo de debatedores. Para conferir toda a programação do evento, clique aqui.
Do TJRO, participarão como facilitadoras as servidoras psicólogas Aline Dantas, Mariângela Onofre e Iuna Sapia, além da coordenadora de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental, Maiara Moraes. Haverá ainda exibição de vídeo e todos os debates serão mediados por servidores dos órgãos da Ecoliga, que encaminharão as perguntas do público aos palestrantes, para resposta ao final de cada painel.
A Semana da Mulher será transmitida ao vivo, nos dois dias, pelo canal da Emeron no YouTube. Cada dia será certificado em 2 horas-aula, mediante o preenchimento de confirmação de presença, durante a transmissão.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/03/a-programacao-semana-da-mulher-justica-e-equidade-comeca-nesta-segunda-8,98177.shtml