Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 05/03/2021 às 15h05
Coronavírus – A solicitação do deputado estadual Jhony Paixão (PRB/Ji-Paraná) para que o governo do Estado, via Secretaria de Saúde (Sesau) retorne com o drive thru de testes de diagnósticos do coronavírus é pertinente. Além da vacina, que está sendo aplicada na população de Rondônia de forma lenta, morosa, sonolenta, o teste rápido, através de campanhas via drive thru é o caminho. A iniciativa já foi feita em Rondônia com efeito positivo, pois, caso a pessoa seja diagnosticada com o vírus já recebia um kit emergencial e iniciava fase de isolamento e tratamento. Na ocasião os casos de contaminação eram crescentes, mas foram controlados. O retorno do atendimento preventivo é bem-vindo e deve ser analisado com carinho e rapidez pelo pessoal da Sesau. Prevenir é melhor que remediar...
Cacoal – Iniciativa correta do vereador de Cacoal, Romeu Moreira (PSD), que utilizou as redes sociais para saber da população se a Unidade de Saúde, onde funcionou durante anos o Hospital Municipal, desativada há anos devido as péssimas condições do prédio deve ser reformada ou demolida. 83,3% foram a favor da demolição e, apenas 16.7% pela reforma. Problemas com esgoto, que provoca mau cheiro permanente, além de hidráulicos, elétricos, telhado, rachaduras, mobilidade não favorecem a recuperação da unidade. Com o resultado em mãos, o vereador Romeu Moreira encaminhou ao prefeito Adailton Fúria (PSD) a vontade popular para as devidas providências. Correto o vereador Renato. Ouvir o povo é uma maneira de errar menos e atender melhor a sociedade.
Supermercados – Com a limitação para acesso aos supermercados de maior movimento de Porto Velho, porque nos demais não é necessário, as filas enormes chamam a atenção. É que o povo, preocupado com o lockdown está correndo para a compras, com temor de a possibilidade de faltar alimentos. Ocorre que os principais supermercados não estão preocupados com a organização das filas. Pessoas idosas, com necessidades especiais, mães com crianças de colo devem ser priorizadas e, como se faz nas lojas, lotéricas e outros comércios, filas específicas. O horário estabelecido das 7h às 7h30 para idosos em um supermercado da cidade é uma opção, mas quem não pode comparecer nesse horário e precisa comprar tem que ser priorizado.
Mulheres – A Escola do Legislativo, que pertence aos deputados estaduais estará realizando live na próxima segunda-feira (8), a partir das 17h com tema da maior importância: a participação da mulher na política. Apesar de 52% do eleitorado do Brasil ser feminino, menos de 15% dos cargos públicos eletivos são ocupados por mulheres. Na live de segunda-feira, o diretor-geral da escola Fábio Ribeiro, será um dos debatedores, além das jornalistas Érica Ferraz e Paula Menna Barreto Hall, experientes e conhecedoras do tema. Realmente a participação da mulher na política é insignificante. Na Assembleia Legislativa (Ale) de Rondônia, das 24 cadeiras somente duas são ocupadas por mulheres: Rosângela Donadon (PDT-Vilhena) e Cássia Muleta (Podemos-Jaru).
PP – A cassação do deputado estadual Aélcio da TV (PP-PVH) deixou o partido presidido pela deputada federal Jaqueline Cassol sem nenhum representante na Assembleia Legislativa (Ale). Aélcio foi cassado, após denúncia de abuso de poder econômico nas eleições de 2018, quando ele foi reeleito. Assume o ex-deputado Ribamar Araújo (PR-PVH), que somou 8.724 votos nas eleições de 2018 e estava na suplência da coligação, que, ainda, existia nas eleições daquele ano. Ribamar é um político experiente e, além de deputado já foi vereador em Porto Velho. Sem deputado estadual o PP, que deverá ter o ex-governador Ivo Cassol como candidato ao governo em 2022, perde espaço político. Dos 52 municípios de Rondônia, apenas cinco elegeram prefeitos do PP, que tem como um dos pontos positivos o prefeito de Urupá, Célio Lang, que foi eleito recentemente presidente da Associação dos Municípios de Rondônia-Arom.
Respigo
O Sindicato dos Jornalistas de Rondônia-Sinjor está convocando os associados para a reunião ordinária online da próxima segunda-feira (8), às 18h. Na pauta os sindicalizados em condições de votar e a forma de pagamento das mensalidades +++ A reunião ordinária será desenvolvida pela plataforma GOOGLET MEET. A convocação é do presidente Antônio Cavalcante de Souza +++ A pista central da Avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho, que se transforma na BR 364 do Trevo do Roque até a rotatória no cruzamento com a Avenida Imigrantes continua esburacada, porque é onde passam os veículos pesados com destino ao porto no rio Madeira. A responsabilidade de conservação é do Dnit, porque é uma rodovia federal, e como estamos em período de chuvas os buracos estão aumentando e deixando o trecho a cada dia mais perigoso +++ Se o prefeito Hildon Chaves (PSDB) vem cuidando bem da pavimentação da cidade, com recape de qualidade e novos trechos do mesmo nível, o da Jorge Teixeira (BR 364) vai se tornando um buraco só. Onde está nossa bancada federal que não cobra do Dnit a recuperação do trecho, nem que seja um tapa-buracos?
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/03/deputado-quer-a-volta-do-sistema-drive-thru-para-vacinacao-vereador-consulta-populacao-sobre-unidade-de-saude-pp-fica-sem-deputado-na-assembleia-legislativa-com-cassacao-de-aelcio-,98191.shtml