Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 17/03/2021 às 15h05
Contas – A possibilidade de o prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), perder o mandato devido a irregularidades na prestação de contas da campanha política de novembro último terminou. Após o Ministério Público (MP) opinar favorável à aprovação, o juiz eleitoral, Johnny Gustavo Clemes acatou o recurso de defesa de Hildon e garantiu a aprovação das contas de campanhas, que estavam pendentes e poderiam interromper o mandato do prefeito-reeleito. As pendências de campanha eleitoral (prestação de contas, registro de candidatura) deveriam ser analisadas e encerradas em no máximo três meses, após as eleições. Já tivemos casos de políticos serem cassados por questões eleitorais dois, três anos depois de empossados.
Prazo – A flexibilidade que a Lei Eleitoral oferece de protelar decisões a pessoas com problemas de registro de candidatura, por exemplo, como ocorreu com a ex-prefeita de Vilhena, Rosani Donadon, cassada, após mais de dois anos de mandato, por irregularidades no registro da candidatura é um sério problema. Como ficam os documentos assinados por esses políticos, principalmente os do cargo executivo? Se o registro não foi reconhecido ou cassado, e as pessoas concorreram, se elegeram, assumiram os cargos, qual a legalidade dos atos praticados por elas no governo do Estado ou em uma prefeitura? Ações eleitorais deveriam ter um prazo fixo e reduzido para análises e com períodos curtos para recursos. É o caso do prefeito Hildon, por exemplo. Se a decisão fosse por cassação, qual a legalidade dos atos assinados por ele desde a posse em 1º de janeiro?
Abusos – O índice de óbitos pelo coronavírus em Rondônia voltaram a crescer de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), de segunda-feira (15) para terça-feira. Foram 1.960 casos positivos de contaminação e 49 mortes, sendo 17 em Porto Velho e oito em Ariquemes. Infelizmente pessoas irresponsáveis continuam desafiando a morte e contribuindo para que o vírus se espalhe e contamine as pessoas. A fiscalização da Operação Emergência, que visa o cumprimento do decreto com o protocolo tem trabalhado todas as noites. E flagra, principalmente jovens no Espaço Alternativo e no Skate Park, aglomerados, se divertindo, desafiando a morte. Os nomes dessas pessoas deveriam ser catalogados eletronicamente e, quando chegassem a procurar socorro na rede pública de saúde por contaminação pelo coronavírus fossem preteridos. É o fim da rosca...
Vacinação – Sem um controle maior da contaminação e óbitos pelo coronavírus em Rondônia a expectativa da camada responsável da população, que cumpre o protocolo de segurança é pela vacina. No início deste mês foram vacinados (1ª dose) as pessoas com idade acima de 80 anos e os casos especiais, como trabalhadores na área de saúde e pessoas com necessidades especiais. A vacinação será realizada nos dias 18 e 19 próximos. O agendamento já está aberto desde a última terça-feira (16). Quem tiver 78 anos ou mais deve buscar agendamento pelos telefones 98473.4537 e 98473.6948 no horário das 8h30 às 17h.
Vacinação II – O município de Porto Velho saiu na frente na compra de vacinas, após a liberação legal para o procedimento. O prefeito Hildon Chaves (PSDB) adquiriu 400 mil doses de vacinas, mas como a cada 100 mil o comprador tem direito a 10 mil de bonificação, o município deverá receber até a segunda quinzena de abril próximo 440 mil doses da vacina. Rondônia passa por momento difícil no combate e controle do covid-19, com muitas mortes e contaminações nas últimas semanas. Também enfrenta dificuldades, para que o povo se conscientize de a necessidade de cumprir o protocolo de segurança. Somente com a vacina a população responsável de Rondônia terá condições de ter um pouco mais de segurança na luta contra a pandemia, que a cada dia está mais agressiva e letal.
Respigo
Hoje (17), queremos parabenizar todas as Mães do Brasil, porque somente a mulher tem o privilégio de gerar um filho, de carrega-lo na barriga durante a gestação, sensação única e certamente com o máximo de emoção. A minha querida e amada Mãe, a Dona Nanza, lá na distante Londrina e sem a possibilidade de abraça-la, beijá-la, cultuá-la pessoalmente, devido a essa pandemia, está completando 92 anos +++ Se hoje é difícil constituir uma Família honesta, trabalhadora, numerosa (seis homens e duas mulheres, quiçá em décadas passadas onde tudo era muito mais difícil. Parabéns Dona Nanza, um trilhão de beijos, saúde, que graças a Deus é ótima, muitos anos pela frente e saudades mil do nosso saudoso Pai, o Sr. Jurandyr +++ Muitas reclamações de pessoas, que residem às imediações do Colégio Tiradentes, em Porto Velho, sobre um odor, que se manifesta todas as tardes e permanece durante as noites. Não há fumaça, mas o cheiro é de algo queimando, que não seria madeira +++ O pessoal ligado ao meio ambiente poderia checar o que está ocorrendo. Segundo os moradores algo estranho está ocorrendo na região e merece investigação das autoridades constituídas.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/03/prefeito-de-porto-velho-tem-contas-de-campanha-aprovadas-teimosia-de-poucos-prejudicam-muitos-na-luta-contra-o-covid-19-por-que-a-justica-eleitoral-nao-julga-com-maior-celeridade-,99122.shtml