ASCOM
Publicada em 22/03/2021 às 16h43
A peça teatral foi encenada pela atriz Teo Nascimento, de Porto Velho e gravada em Vilhena.
O projeto foi coordenado pela jornalista e produtora cultural Queitiane Rodrigues e contemplado no edital Nº77/2020/SEJUCEL- CODEC 1ª Edição Mary Cyanne do Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura e à Produção Artístico-Cultural Para Transmissões ao Vivo/Gravadas, no Eixo II-D, com recursos do “Governo do Estado de Rondônia/SEJUCEL/FEDEC/RO”, Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Governo Federal.
“O projeto teve como objetivo valorizar a cultura de Rondônia”, disse Queitiane Rodrigues que informou que a peça retrata a trajetória de uma mulher excluída pela sociedade que sofre rejeições e abandonos.
O espetáculo é uma adaptação construída a partir de uma pesquisa em vários textos da literatura nacional e estrangeira, dentre eles, o conto Primeira Página do escritor mineiro Éder Rodrigues e a peça teatral Medea do escritor grego Eurípedes.
A peça fala da trajetória de uma mulher, analfabeta, carregando nos braços um novo ser para quem não consegue enxergar nenhuma chance. Desamparada pela família, excluída pela sociedade e sobrecarregada com as lembranças de rejeições e abandonos, lembra de uma canção de ninar que não cantaram para ela dormir. Cansada e sem esperanças, decide deixar ali a criança que acabou de parir, e parte noite adentro sem olhar para trás. Não tem o que falar, não tem o que dizer.
Para a internauta Sirlene Inacio Costa a peça teatral passou emoção e mostrou uma história da vida real. Ela parabenizou a toda equipe envolvida no projeto.
Já a internauta Mariana Lima disse que ficou emocionada com as canções cantadas na peça teatral. “São canções que estão no nosso imaginário e trazem nostalgia. A peça é linda, parabéns para a atriz Teo Nascimento pelo trabalho”, disse Mariana Lima.
A atriz Teo Nascimento agradeceu a todos que assistiram a live e disse que foi um prazer participar do projeto. “Amei participar do projeto”, falou a atriz.
As lives foram transmitidas na página do Facebook e YouTube do Ponto de Cultura e de Mídia Livre Serpentário Produções e contaram com interpretação de libras.
“Agradeço a todas as pessoas que assistiram as lives com a transmissão da peça. Para as pessoas que ainda não assistiram basta entrar no Facebook do Ponto de Cultura e de Mídia Livre Serpentário Produções e se emocionar com a peça”, falou a produtora cultural Queitiane Rodrigues.
Confira links para assistir a peça:
https://www.facebook.com/serpentarioproducoes/videos/1208667986202180
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2021/03/espetaculo-teatral-historia-de-rita-foi-apresentado-atraves-de-lives-em-ro-e-emocionou-internautas,99489.shtml