No último domingo (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas um genocídio” fez referências às ações do ditador nazista Adolf Hitler contra os judeus.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”
O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, disse que Lula será considerado uma “persona non grata” no país até que haja “uma retratação” das declarações
"Mais uma vez, o Brasil sofre vexame internacional em razão das falas equivocadas do governo Lula. Comparar Israel ao nazismo é abjeto, repugnante e desumano. É um desrespeito à memória de milhões de judeus, que morreram nas mãos dos nazistas"
"É impressionante a capacidade deste “ser” falar tamanha bobagem. Lula insulta a nação de Israel quando compara suas ações de guerras com as de Hitler"
"Assinei Moção de Repúdio contra o Presidente Lula, não podemos aceitar, essa barbárie contra o povo de Israel, queremos as desculpas e o reconhecimento do presidente, de como foi errado e pesado sua fala"