Brasil tem um caso suspeito de coronavírus; outros 51 já foram descartados
Publicada em 21/02/2020 às 14:49O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (21) que o Brasil tem um caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus e que, desde o começo do monitoramento, outros 51 foram descartados. O caso investigado é o de uma paciente do Rio de Janeiro que esteve na China.
Segundo a pasta, a mulher de 21 anos não esteve em Wuhan, mas apresentou sintomas similares aos da infecção respiratória. Na quinta-feira (20), o Brasil tinha anunciado a suspeita de que uma criança de 2 anos, em São Paulo, que esteve na China, poderia estar infectada, mas os exames eliminaram esta hipótese.
Além disso, o governo anunciou uma ampliação nos critérios de definição dos casos suspeitos. A partir de agora, passageiros que chegarem ao Brasil vindo do Japão, das Coreias do Sul e do Norte, de Singapura, do Vietnã, da Tailândia e do Camboja e que apresentarem sintomas similares à infecção por Covid-19 também serão investigados.
A pasta manteve a orientação de evitar viagens à China, mas não incluiu os outros países no alerta.
Mortes e casos pelo mundo
De acordo com o mais recente balanço da OMS, a epidemia na China já deixou mais de 75,5 mil pessoas infectadas e causou mais de 2 mil mortes. Fora da China, segundo a OMS, há outros 1.152 casos e sete mortes. Fora da China, mais da metade dos casos tem relação com o cruzeiro Diamond Princess, que ficou em quarentena no Japão.
Dois passageiros com cerca de 80 anos que estavam no navio morreram, informou na quinta-feira (20) o Ministério da Saúde japonês.
A Coreia do Sul registrou, em um dia, mais de 100 novos casos da doença, e a quantidade de infectados no país cresceu para 208;
Israel confirmou o primeiro caso dentro do país - de um passageiro que estava bordo do navio de cruzeiro que ficou em quarentena no Japão. Ele e outros 10 cidadãos israelenses foram repatriados depois de sair do navio. Antes disso, 4 israelenses já haviam sido diagnosticados e hospitalizados no Japão.
A previsão é que os últimos passageiros com exames negativos para o vírus deixem o navio nesta sexta (21). Até a quinta (20), 634 casos da doença haviam sido confirmados na embarcação.
O Irã confirmou mais duas mortes por Covid-19; agora, são quatro vítimas fatais pela doença no país. Ao todo, 18 casos foram confirmados lá, incluindo os das pessoas que morreram.
O primeiro caso da doença foi confirmado no Líbano, de uma mulher que chegou ao país em um avião que vinha do Irã. Agora, há 1.152 casos confirmados fora da China, em 26 países, segundo a OMS.
Fonte: G1