RD POLÍTICA

Expectativa de candidatura avulsa para eleições deste ano, jornalista concorrerá em Rolim, Rudney na cabeça e não como vice

 Candidatura... – As eleições deste ano poderão ter candidaturas avulsas. Em dezembro último o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso disse em audiência pública que pretende liberar, ainda, no primeiro semestre deste ano a candidatura avulsa, que não precisa de filiação partidária. A mobilização é enorme para que a avulsa seja liberada, mas os partidos pressionam, pois querem a grana milionária do Fundo Partidário.

...Avulsa – O advogado Caetano Neto é um dos incentivadores da Candidatura Avulsa e adiantou, que pretende se beneficiar da prerrogativa. O Brasil tem mais de 30 partidos políticos e um orçamento (dinheiro público) de cerca de R$ 2 bilhões para as eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo. Caetano disse que tem esperança que a candidatura avulsa seja liberada para as eleições 2020 e já adiantou que, caso o fato se confirme, é pré-candidato a prefeito de Porto Velho, que hoje, já tem pelo menos dez pretendentes, a maioria deles com considerável potencial de voto.

Vereador – Um dos mais experientes jornalistas do interior do Estado, o bacharel em direito Fernando Garcia está disposto a concorrer a uma das vagas na câmara de vereadores este ano. Há mais de três décadas na região da Zona da Mata com o seu jornal “Folha da Mata”, Garcia já trabalhou ao lado de políticos de expressão, como o ex-governadores Oswaldo Piana, José Bianco e Ivo Cassol e o ex-senador Expedito Júnior, e agora pretende enfrentar as urnas. No próximo dia 13 o presidente nacional do Podemos, senador Álvaro Dias estará em Rolim para homologar o diretório municipal e abonar a ficha de filiação de Garcia.

Prefeito – Sobre a Opinião postada no último sábado (22) abordando a predominância de vereadores como pré-candidatos a prefeito em Rolim de Moura, o presidente regional do Solidariedade, ex-governador e presidente do Sebrae-RO, Daniel Pereira ligou para informar, que o ex-secretário de Estado, Rudney Paes é pré-candidato não a vice-prefeito, e sim na cabeça. Rudney sempre foi emedebista de carteirinha e pessoal do casal Raupp (Valdir e Marinha) que comandou o partido durante décadas no Estado e agora está “brigado” com a dupla que sempre apoiou.

Parceria – Na Opinião publicamos, que Rudney estaria formatando uma parceria com o sobrinho de Expedito Júnior, o vereador Alisson Ferreira, do PSDB, que já foi da cozinha do prefeito Luizão do Trento (PSDB), inclusive líder no legislativo municipal, mas hoje estão rompidos politicamente. Rudnei seria o vice e Alisson prefeito, mas segundo Daniel, o trabalho que está sendo feito em Rolim com o ex-secretário não é para vice, mas para a cabeça de chapa. Como as convenções, ainda, estão distantes (20 de julho a 5 de agosto), certamente teremos mudanças no quadro atual de pré-candidatos na mais importante cidade da Zona da Mata.

Respigo

É crítica a situação das estradas vicinais no município de Ariquemes. A prefeitura não consegue dar conta do recado e o direito de ir e vir da população moradora das linhas está comprometido, segundo denunciou o vereador José Augusto (PPS) da tribuna do legislativo municipal +++ Na manhã de hoje (26) as ruas e avenidas de Porto Velho estiveram praticamente desertas, mesmo na área central. Poucas lojas abriram as portas, porque a maioria delas optou por atender a clientela, após às 12h, devido a Festa de Momo encerrada ontem (25), mas que continua firme em vários estados do Nordeste e mesmo aqui em Porto Velho, onde teremos desfiles de blocos durante a semana +++ O ex-deputado federal Tiziu Jidalías, do Solidariedade e o vice-prefeito de Ariquemes, Lucas Follador (DEM) estão se preparando para as eleições de outubro próximo. Uma parceria entre os dois partidos está sendo analisada e deverá ser “batido o martelo” nas próximas semanas +++ Repercutiu de forma positiva a pré-candidatura do ex-secretário regional no governo Ivo Cassol (PP) e ex-secretário de Governo do prefeito Jesualdo Pires, Ari Saraiva em Ji-Paraná. É mais um nome de ponta e em condições de disputar diretamente o cargo hoje ocupado pelo prefeito Marcito Pinto (PDT), que deverá concorrer à reeleição.