Opinião

Vereadores predominam como pré-candidatos em Rolim de Moura

A princípio as eleições de outubro próximo em Rolim de Moura terão a participação de vários vereadores. Pelo menos quatro nomes estão sendo apontados como postulantes ao cargo, hoje, ocupado pelo prefeito Luizão do Trento (PSDB).

Apesar de pai e filho, Expedito Júnior e Expedito Neto não estão falando a mesma língua, como se diz popularmente, quando o assunto é sucessão municipal em Rolim de Moura, um dos municípios mais importantes, econômica, financeira e socialmente de Rondônia. É que Júnior, ex-senador e ex-presidente do diretório regional do PSDB e Neto, deputado federal e presidente do diretório estadual do PSD estão trabalhando politicamente nomes diferentes.

Luizão tem o seu vice, o policial civil Fabrício Melo, do PSD, como seu fiel escudeiro. Em toda ação de governo, Fabrício, pessoa considerada no município como trabalhadora, bom caráter e dedicado à política é destacado por Luizão. Ainda não pede voto, porque fere a Lei Eleitoral e pode inviabilizar a candidatura do seu vice, que é pessoa de sua confiança e do deputado federal Expedito Neto, que também pretende formalizar a pré-candidatura de Fabrício.

Já Expedito Júnior tem o sobrinho, o vereador Alisson Ferreira, do PSDB como pretendente ao cargo de Luizão a partir do próximo ano. Alisson já foi líder do prefeito na câmara de vereadores, mas está rompido. É que Luizão exonerou a mãe de Alisson de cargo que ocupava na prefeitura. Ele ficou na bronca e virou opositor ferrenho.

Alisson inclusive já teria uma nominata formada com ele de pré-candidato a prefeito e o ex-secretário de Estado, Rudney Paes, do Solidariedade, presidido em Rondônia pelo ex-governador e presidente regional do Sebrae, Daniel Pereira, como vice. A expectativa é quem vencerá a queda de braço: pai ou filho.

Também está na lista de pré-candidatos o ex-presidente da câmara de vereadores, Aldo Júlio, já teve seu nome confirmado pelo presidente regional do MDB, deputado Lúcio Mosquini, em recente encontro do partido no município. Aldo já foi presidente da câmara e assumiu a prefeitura em mandato tampão.  

O atual presidente, Lauro Lopes (PRB) é mais um pré-candidato. Tem desenvolvido um bom trabalho no legislativo municipal e tem condições políticas, para reivindicar uma candidatura majoritária.

O vereador Uender Nogueira, do Podemos, presidido no Estado pelo deputado federal Léo Moraes é mais um na lista. Uender conseguiu mais de três mil votos para Léo, nas eleições de 2018, quando o parlamentar foi o mais bem votado em Rondônia com mais de 69 mil votos. Ele tem o apoio de Léo Moraes.  

Caso todos confirmem as candidaturas nas convenções partidárias nas eleições deste ano, quem conseguir somar pelo menos 8 mil votos poderá se eleger prefeito do município.