O “X” em vermelho tornou-se o símbolo da campanha “Sinal Vermelho” em todo país, liderada pela AMB, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e encorpada pelas associações estaduais de magistrados – entre elas a Ameron -, como resposta ao crescimento dos índices de violência contra a mulher, principalmente durante a pandemia. O gesto permite às mulheres que sofrem abusos, ameaças e agressões a pedir ajuda e denunciar os agressores.
De acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, só no primeiro semestre deste ano, o Brasil registrou mais de 40 mil denúncias pelos canais de atendimento da ouvidoria. A presidente da Ameron, juíza Euma Tourinho, elogiou a iniciativa da associação nacional ao promover uma comemoração inédita alusiva ao Dia dos Magistrados no sentido de envolver não só a magistratura como a sociedade em geral. “A comunidade tem cobrado o posicionamento do juiz em relevantes assuntos sociais e temos buscado responder às demandas da população. Este é o papel do magistrado no século XXI, posto que a figura do juiz enquanto ser inalcançável e visto somente nas audiências ou julgamentos ficou no passado. A magistratura tem procurado se aproximar mais da sociedade e uma das formas de se fazer mais presente é desenvolvendo importantes ações de conscientização que objetivem transformar a vida do cidadão e o bem-estar coletivo”, assinala a magistrada rondoniense.
A presidente da AMB, juíza Renata Gil, aproveitou as celebrações para enaltecer o trabalho exercido por juízes e desembargadores de todo país, mesmo diante do cenário de pandemia, quando o Judiciário não parou de exercer as atividades. “O Sistema de Justiça do nosso país é o melhor do mundo, não há que se mexer em prerrogativas. O Judiciário está sendo alvo de retaliação pelos excelentes resultados que vem obtendo, além do serviço independente e irretocável que tem prestado à sociedade mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia”, destacou a magistrada fluminense.
O reitor do Santuário do Corcovado, padre Omar Raposo; o pastor da Igreja Batista da Lagoinha do Rio de Janeiro, Felippe Valadão; e a representante da Comunidade Judaica, Sofia Levy, celebraram um culto ecumênico e abençoaram os magistrados, o Judiciário e o país.
Vale destacar que todos os convidados foram testados na recepção da celebração, para o cumprimento de todos os protocolos de segurança e enfrentamento ao COVID-19, incluindo a limitação de público estipulada pelo escritório do Cristo Redentor.
Além dos presidentes das associações de magistrados, participaram da solenidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux e Dias Toffoli; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; o ministro do STJ, Marco Aurélio Bellizze; o conselheiro fiscal da AMB, desembargador Alexandre Miguel; além de magistrados que compõem o TJRJ e parlamentares federais.
A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo YouTube no canal da AMB e para assistir na íntegra basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=NC_aC0XJjKs
Confira como ficou o Cristo Redentor com o Sinal Vermelho no link: https://youtu.be/uDsumgLPQY8