A Justiça Rápida é um projeto que busca solucionar demandas de maneira ágil e eficaz, garantindo aos cidadãos acesso à Justiça de forma simplificada e acessível. Por meio dela, muitos casais puderam finalmente receber suas certidões de casamento, documento tão significativo para formalizar a união e fortalecer os laços afetivos.
Ao todo, foram 17 casais que tiveram a oportunidade de oficializar suas uniões. O projeto, que visa desburocratizar o processo matrimonial e proporcionar a realização do sonho do casamento, tem sido uma iniciativa louvável para aproximar a comunidade local do sistema judiciário.
A cerimônia de casamento comunitário foi um momento de celebração e amor, onde os casais decidiram dar um passo importante em suas vidas, perante seus amigos, familiares e a comunidade. Foi um momento de alegria e emoção, com votos de felicidade e cumplicidade ecoando por todo o local.
O desembargador Daniel Lagos participou desse momento tão significativo na vida dessas famílias e reforça a importância da justiça acessível a todos. “Eu vejo a Justiça Rápida como uma das atividades mais positivas do Tribunal de Justiça de Rondônia, essa presença nos lugares distantes, porque é uma forma do Estado trazer cidadania para a população, perceber as pessoas. É levar a cidadania e dizer que a Justiça percebeu ele, essa ação é para isso’, diz.
Para a noiva Patrícia Vidal, essa oportunidade é única. “Minha sensação de estar aqui hoje é muito boa, foi uma experiência ótima e única, esse projeto lindo que vocês trouxeram para a nossa cidade, e quem não teve a oportunidade de estar aqui, da próxima vez que a justiça rápida estiver aqui, venha, porque deslocar daqui para Nova Mamoré é bem difícil. Percorremos 45 km para estar aqui, mas acontecendo aqui em Nova Dimensão, foi bem mais fácil”. Para o noivo da Patricia, Ananias dos Reis, foi a realização de um sonho. “Muito bom né, sempre tive o sonho de casar, e agora eu tive a oportunidade, tudo muito lindo”, completa.
Outro casal que participou dessa edição foram Lailza Alves e Wilson Mateus. Os dois, muito emocionados, agradeceram o Projeto. “Muito ansiosa, gostei muito. Me falaram, chamei meu esposo e vim oficializar. Tô nervosa, mas muito feliz e agradecida”, diz Lailza. Já para o noivo Wilson Mateus, foi um momento único. “Pela primeira vez casando, é uma experiência única, esse projeto é bom e que bom que vieram para uma localidade mais distante como Nova Dimensão”, diz.
Além de unir os casais em matrimônio, esse evento também reforça a importância do diálogo e do consenso na resolução de conflitos. A presença do Nupemec destaca a relevância dos métodos alternativos de solução de disputas, que buscam evitar litígios prolongados e priorizam a busca por acordos justos e satisfatórios para ambas as partes.
O casamento comunitário reforça os laços comunitários e a importância de promover a cidadania, a igualdade e o respeito aos direitos de todos os cidadãos.
Veja o álbum de fotos no Flicr