I- promover a integração social, esportiva e cultural entre várias representações municipais;
II – propiciar o desenvolvimento integral do cidadão rondoniense como ser social, participativo, autônomo e democrático, contribuindo para o pleno exercício da cidadania;
III – gerar renda e atividade econômica pela oferta de novos empregos, serviços e bens de natureza esportiva e cultural;
IV – estimular o desenvolvimento técnico-esportivo das representações municipais, buscando avaliar;
e apresentar subsídios a partir da análise científica, quantitativa e qualitativa; e
V – interagir com as demais áreas afins que contribuem no desenvolvimento do esporte rondoniense.
CALENDÁRIO 2023
O JIR chega este ano à sua 14ª edição com 3 mil participantes, entre atletas, dirigentes, técnicos coordenação e equipe de apoio. Atletas irão competir em 14 modalidades esportivas: atletismo, capoeira, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, ciclismo, xadrez, futebol society, futsal, basquetebol, handebol, voleibol e vôlei de praia. Mais do que isso, irão trocar experiências, valores, culturas e, sobretudo, intensificar em cada um a emoção e o orgulho de serem rondonienses.
O investimento do Governo do Estado é de R$ 3.364.000,00. A contrapartida vem dos municípios participantes do evento, com a disponibilização dos espaços esportivos com estruturas adequadas e transportes internos durante o evento.
Foram inscritos 27 municípios, que disputaram a fase regional, distribuídos em sete regiões. Os municípios são: Porto Velho (não participou desta fase, por ser sede da fase final, o que lhe garante o direito de participar de todas modalidades), Candeias, Ariquemes, Campo Novo, Alto Paraíso, Cujubim, Cacaulândia, Ouro Preto, Jaru, Nova União, Ji-Paraná, Presidente Médici, Seringueiras, Alvorada do Oeste, São Francisco, Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão d’Oeste, Ministro Andreazza, Castanheiras, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Alta Floresta, Santa Luzia, Vilhena, Colorado e Cerejeiras.