☰
✕
  • Editorias
    • Política
    • Artigos & Colunas
    • Geral
    • Polícia
    • Interior
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Entretenimento
  • Últimas Notícias
  • Twitter
  • Facebook
  • instagram
  • pinterest
  • Capa
  • Fale Conosco
  • Privacidade
RD POLÍTICA

Navegação no Rio Madeira com novas regras, quatro pré-candidatos ao Senado são de Ji-Paraná, divisão na base coloca em risco a disputa pelas duas vagas

Publicada em 04/09/2025 às 14:00

 Navegação – O registro do nível do Rio Madeira inferior a 4 metros levou a Capitania Fluvial de Porto Velho (CPPV) a estabelecer novas regras de segurança para embarcações e formações de balsas. A Marinha do Brasil tem um conjunto de ações para monitorar os níveis dos rios da Amazônia Ocidental visando a segurança da vida humana e prevenção de poluição hídrica. A previsão do período de Verão Amazônico (estiagem durante meses) é que será inferior à de 2024, quando o nível do Madeira chegou a 0,25 comprometendo a navegação segura das embarcações. O Capitão de Fragata Alessandro Freitas dos Santos, disse que a Marinha continuará a monitorar de forma contínua o Madeira. “A imposição de restrições à navegação é uma medida administrativa de caráter preventivo, prevista nas Normas e Procedimentos da Capitania Fluvial de Porto Velho, aplicável sempre que a régua fluviométrica em Porto Velho atinge o nível de 4 metros”, argumentou. 

Senado – Sobre a possibilidade de o ex (prefeito, governador, senador) Ivo Cassol, ainda no PP, ser candidato há divergências. Ao contrário do ex (prefeito e senador) Acir Gurgacz, que preside o PDT no Estado, e está com o caminho livre para buscar o retorno ao Senado. Apesar de ter a base política dividida, porque a princípio, Ji-Paraná tem, além de Acir, a deputada federal Sílvia Cristina, presidente regional do PP, hoje federalizado com o União Brasil, formando a União Progressista, Sílvia tem base eleitoral em Ji-Paraná, o mesmo ocorrendo com o senador e presidente do PL em Rondônia, Marcos Rogério, que tem como meta a reeleição. Jipa também conta com o pecuarista Bruno Scheid, afilhado do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. São 4 candidatos sendo três deles considerados bons de votos, como Sílvia, Rogério e Acir, que já provaram isso nas urnas, em eleições anteriores dividindo o mesmo colégio eleitoral. Scheid é uma aposta.

Divisão – A provável divisão de votos em Ji-Paraná, com cerca de 100 mil eleitores, segundo maior colégio eleitoral de Rondônia, caso o quadro atual se confirme, o que é bem provável, os demais pré-candidatos poderão ser favorecidos. Sílvia e Acir, políticos de centro-direita e centro-esquerda, respectivamente, dividirão os votos. Sílvia iniciou na política na Rede TV! de Ji-Paraná, do Grupo Eucatur é do empresário Assis Gurgacz, pioneiro de Rondônia, pessoa de índole invejável, pai de Acir, que comanda o grupo. Hoje Acir e Sílvia estão em correntes políticas diferentes, e com certeza dividirão os votos favorecendo Marcos Rogério, de extrema direita e até, Scheid, se ele optar por enfrentar as urnas, já que não é político militante. Essa divisão em Ji-Paraná entre três políticos de considerável peso político (Sílvia, Acir e Rogério) provavelmente favorecerão os demais pré-candidatos. 

Adversários – A situação em Ji-Paraná na disputa pelas duas vagas ao Senado, hoje ocupadas por Marcos Rogério e Confúcio Moura, que preside o MDB no Estado e aliado linha de frente do presidente Lula da Silva (PT), poderá favorecer as demais pré-candidaturas. Confúcio estaria se mobilizando para uma provável disputa pelo Governo do Estado, cargo que ele já ocupou em dois mandatos seguidos, antes de ser deputado federal e senador, mas há chances, inclusive de ser vice de Lula em 2026. Correndo por fora, organizado e bem articulado, está o deputado estadual delegado Rodrigo Camargo, do Republicanos, com domicílio eleitoral em Ariquemes, que está firme na caminhada rumo ao Senado. É pré-candidato, vem trabalhando bem junto ao segmento de direita e extrema-direita e poderá surpreender nas eleições de outubro do próximo ano. Com a provável divisão de votos de quatro candidatos em Ji-Paraná, três já bem identificados com o eleitorado, Camargo poderá ser favorecido. 

Esquerda - A esquerda e centro-esquerda, por enquanto não tem um nome de ponta que tenha se manifestado como pré-candidato ao Senado. A esperança é que a ex-senadora Fátima Cleide, do PT, entre na disputa, mas sem as mesmas chances como em 2022, quando concorreu à Câmara Federal, somou 28.409 votos, foi a quinta mais bem votada, mas ficou de fora devido a legenda. Provavelmente o PT deverá se aliar ao PDT, de Acir e formará um bloco homogêneo, forte e com condições de compensar a divisão de voto do pré-candidato pedetista em sua base eleitoral, devido ao número elevado de candidatos (4), como já citamos. A concorrência pelas duas vagas ao Senado promete ser acirrada, pois o governador Marcos Rocha está se preparando com muita prudência sua caminhada rumo ao Senado, pois tem apoio de deputados estaduais e inúmeros prefeitos. 

Respigo 
A Exposição e Feira Agrotecnológica–Expopib de Pimenta Bueno, aberta na terça-feira (2) será encerrada no sábado (6). Durante os dias de festa atrações das mais diversas como rodeio, prova do laço, exposição comercial e industrial, exposição e comercialização de animais, parque de diversões, espaço gastronômico, shows musicais, etc. +++ Na noite de hoje se apresenta o cantor gospel David Quinlan. O deputado estadual Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno), um dos padrinhos da Expopib, destaca a importância da mostra, “fundamental para a economia regional”, afirmou +++ Em Jaru também está sendo realizada a Expojaru, que foi aberta à noite de quarta-feira (3), no parque de exposições com apresentação no show de abertura o cantor Wesley Safadão. Durante os dias da feira-exposição estão sendo realizadas palestras, rodadas de negócios, exposição de animas, comidas típicas, e, na noite de hoje (4) show com o cantor Amado Batista com entrada gratuita +++ O Brasil joga hoje (4) contra o Chile pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, no Maracanã, a partir das 20h30.  O Brasil é o terceiro colocado com 25 pontos, mesma pontuação do Equador, que é o segundo, pois tem melhor saldo de gols +++ A Argentina lidera com 35 pontos. E o Equador é o 10º colocado com 10 pontos e fora da Copa do Mundo do próximo ano, que será realizada no Canadá, Estados Unidos e México.

Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Leia Também

Navegação no Rio Madeira com novas regras, quatro pré-candidatos ao Senado de Ji-Paraná, divisão coloca em risco a disputa pelas duas vagas

Motocicletas para agentes de saúde com recursos liberados pelo Deputado Cirone Deiro

Com apoio de Ezequiel Neiva, Nova Mamoré substitui pontes de madeira por tubos PEAD

Operação Luminus: Justiça condena sete réus e absolve dois em processo sobre fraudes na EMDUR

Vice confirma corrida ao governo, admite “remédio amargo” nos impostos e tenta pacificar crise com Rocha

  • Twitter
  • Facebook
  • instagram
  • pinterest
  • Capa
  • Fala Conosco
  • Privacidade
© Rondônia Dinâmica, 2020