A espera da legalização: antigas casas de bingo são mantidas em SP

No começo dos anos 2000, o Brasil vivia seu auge se tratando de casas de bingo. Elas podiam ser acessadas em praticamente todas as grandes cidades do país, principalmente na megalópole São Paulo.

Em 2002, Lula foi eleito presidente e a promessa era manter a exploração do jogo como forma de custeio do esporte nacional. No entanto, não foi bem isso que aconteceu. A exploração do bingo online jamais foi algo unânime entre as bancadas políticas, por isso muitas leis e emendas foram criadas nesse período. Uma delas criava um imposto para a concessão de casas de jogo no país, o que logo foi revogado.

Se o clima político já não era bom, tudo piorou com o escândalo envolvendo Waldomiro Diniz. O então assessor da Casa Civil do Governo Lula foi filmado recebendo propina do bicheiro Carlinhos Cachoeira, para recursos para a campanha eleitoral.

O fim do Bingo no Brasil

Com o envolvimento de um conhecido empresário do jogo no escândalo, a medida tomada foi simplesmente proibir a atividade em todo o país. A grande verdade é que o Estado não possuía capacidade para fiscalizar devidamente a atividade no país. Algumas casas de bingo sobreviveram por mais alguns anos, mas as últimas medidas judiciais caíram em 2007, determinando definitivamente o fim do jogo no Brasil.

Muitos empresários brasileiros e estrangeiros haviam investido milhões em máquinas ou em casas de jogo. O que foi feito com todo o investimento feito?

Muitos conseguiram negociar as máquinas, ou vender o ponto do negócio.  Mas também haviam aqueles que haviam construído prédios inteiramente temáticos. A solução foimantê-los, apesar do grande prejuízo mensal, na esperança de que o bingo volte a ser legalizado no país.

Bingo Augusta

O Bingo Augusta era um dos principais da capital paulista, principalmente por sua localização central na cidade. O presidente da Associação Brasileira de Bingos (Abrabin), Olavo Oliveira, que também é sócio do estabelecimento, afirma que cada proprietário agiu como achava que seria mais rentávela pós a proibição do jogo. Mas que ninguém acreditava que a proibição duraria tanto tempo. “É claro que quem pagava aluguel, e valores altos, acelerou o processo de entrega, e quem era proprietário retardou o processo de desocupação. O desmonte de bingos, principalmente bingos temáticos, gera prejuízos. Quem paga aquelas cadeiras? O que você faz com todos os painéis? Desmonta e não monta mais. É muito eletrônico, muita fiação. Se tirar aquilo, tem que jogar no lixo. A reconstrução de uma casa dessas custaria uns R$ 2 milhões", disse Oliveira.

Segundo o sócio do Bingo Augusta, o estabelecimento custa R$ 50 mil mensais em manutenções. Valor pago com o aluguel do estacionamento do local. Como possui estrutura de cozinha, o prédio também é locado para eventos.
 

Bingo Imperatriz e Imperador

O Bingo Imperatriz e o Imperador estavam separados por poucos metros na capital paulista. Ambos eram propriedade de um empresário paulista, que hoje vive nos EstadosUnidos, onde montou uma fábrica de cigarros. Talvez as casas de jogo sejam os exemplos mais significativos do impacto da proibição do jogo, porque houve um grande investimento nos estabelecimentos. Ambos possuíam decoração requintada e espaço de grande porte.

Até 2007, ano em que chegaram a fechar quatro vezes, sobreviviam através de decisões judiciais. Hoje já dão lugar a novos empreendimentos.

Bingo Online e legalização do empauta

Desde meados dos anos 1990, o bingo online tem se crescido como indústria em todo o mundo. O precursores dos jogos de bingo online foi o americano Bingo Blitz, até hoje muito jogado pelos amantes do jogo.

Com a modernização do segmento e a chegada de jogos temáticos, os sites de bingo online avançam em todo mundo, inclusive no Brasil. Apesar do bingo online não ser permitido no país, ele pode ser acessado em sites estrangeiros, onde o jogo é regulamentado.

É por isso que atualmente a Câmara dos Deputados discute um projeto de lei que visa legalizar o jogo, o PL 441/92. Ele também é conhecido como Marco Regulatório do Jogo no Brasil. A ideia emperra em correntes políticas contrárias a atividade, com destaque para a oposição da bancada evangélica.

Autor / Fonte: Assessoria

Comentários

Leia Também