O deputado federal tentou se explicar através de Nota de Esclarecimento, mas a emenda saiu pior do que o soneto
Porto Velho, RO – O controverso Coronel Chrisóstomo, deputado federal eleito pelo PSL de Rondônia, já se destaca no cenário nacional como um dos grandes expoentes da legenda que abriga, entre outros nomes, o presidente da República Jair Bolsonaro.
Entre acertos e tropeços, o parlamentar demonstrou carregar ideias próprias, destoando às bandeiras empunhadas tanto por Bolsonaro quanto pelos demais correligionários: exemplo claro foi quando apresentou Projeto de Lei visando criar cotas para militares nos concursos públicos deflagrados pela União, pauta rechaçada de forma unânime pelos adeptos do espectro político liberal.
No final da semana passada, voltou a polemizar ao conceder entrevista ao site Folha do Sul Online, de Vilhena, onde fez acusações genéricas sem apontar nomes atentando contra a reputação de todos os deputados federais e estaduais já eleitos por Rondônia, além de colocar em xeque a credibilidade dos 52 prefeitos do estado.
“Ao falar de suas metas, o congressista militar, que se define como ‘municipalista’, mandou um recado aos prefeitos: ‘Pretendo destinar emendas, mas acabou o esquema, comigo ninguém vai precisar repassar um percentual da verba. Mas, onde eu colocar dinheiro, vou cobrar agilidade e transparência na execução das obras’, avisou”, diz a passagem suspeitosa, com viés subliminar.
Com a má repercussão de suas palavras rodando as redes sociais, o parlamentar decidiu veicular Nota de Esclarecimento sobre o caso, fazendo uma espécie de mea culpa em relação aos deputados, ignorando, como autoproclamado municipalista, as imputações subjetivas apresentadas contra os chefes do Executivo de Porto Velho e do interior.
Sobre as declarações, Rondônia Dinâmica consultou um jurista para saber as consequências possíveis para o deputado federal.
“Pelo teor subjetivo e dúbio das declarações que envolvem indicativos de crimes de corrupção passiva e ativa, além de atos de improbidade na esfera cível, todos os ex-deputados e atuais parlamentares, incluindo ex-prefeitos e os administradores das cidades, podem, caso se sintam prejudicados pela subjetividade do discurso, interpelar judicialmente o deputado para dirimir as dúvidas e exigir esclarecimentos através do Poder Judiciário”, explicou.
Até o encerramento da matéria, a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) não se manifestou a respeito do episódio. A entidade é responsável pela defesa dos interesses dos municípios e fortalecimento do movimento municipalista, este encabeçado pelos prefeitos.
Confira abaixo a nota de Coronel Chrisóstomo
Acerca de uma matéria publicada neste final de semana em um site na região do Cone Sul, onde aponta o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL) afirmando que “deputados exigiam parte da verba que liberavam em Brasília para as prefeituras”, venho a público esclarecer:
1) Não me referi dessa forma aos colegas deputados e tampouco utilizei esses termos descritos para falar sobre suas condutas parlamentar.
2) Durante a entrevista não citei nenhum deputado. O momento foi de reflexão da velha política cometida no país, que na condição de representante do povo rondoniense, abomino integralmente.
3) Minhas falas foram distorcidas, uma vez que ressaltei que hoje Rondônia e o Brasil vive uma nova política onde já não aceita que velhos hábitos políticos sejam cultivados.
4) Em relação aos deputados do estado, afirmei e repito que buscarei entendimento com todos para que juntos possamos unir forças para trabalhar em prol da população e, assim, trazer esperança de um futuro melhor para a sociedade de Rondônia.
5) Por fim, lamento muito o ocorrido e, principalmente, que minhas colocações tenham sido interpretadas de forma errônea, a fim de causar danos a imagem dos demais deputados.
Neste momento coloco-me a disposição de todos que, de alguma forma, se sentiram ofendidos para esclarecer todas as suposições acerca da entrevista ocorrida no município de Vilhena, de modo a preservar a minha honra, a minha família, e, principalmente, dar a satisfação necessária à população rondoniense.
Coronel Chrisóstomo
Deputado Federal (PSL-RO)
Autor / Fonte: Rondoniadinamica
Comentários