© VEJA Soldados da Coreia do Sul patrulham fronteira perto da aldeia de Panmunjom em Paju, Coreia do Sul
Um turista americano foi detido nesta segunda-feira na Coreia do Sul enquanto tentava atravessar a fronteira que separa o país da Coreia do Norte, segundo confirmou o Ministério de Defesa sul-coreano.
O homem, que não teve o nome divulgado, tem 58 anos, mora no Estado da Luisiana e chegou à Coreia do Sul há três dias. Ao ser interrogado pelas autoridades locais, ele simplesmente disse que queria ir à Coreia do Norte por motivos “políticos”.
Um residente do condado de Yeoncheon, 55 quilômetros ao norte de Seul, alertou a polícia quando viu que alguém tinha cruzado a linha de controle para civis, estabelecida fora da Zona Desmilitarizada que separa os dois países, e se dirigia para a Coreia do Norte.
A Zona Desmilitarizada da Coreia é a faixa de quatro quilômetros de largura infestada de minas que percorre a fronteira entre ambos os países, que tecnicamente seguem em guerra há quase 70 anos.
Soldado deserta para o Sul
No mesmo dia, um soldado norte-coreano conseguiu desertar para a Coreia do Sul após ser ferido por tiros do Exército da Coreia do Norte enquanto cruzava a fronteira.
Esse último episódio aconteceu na área de segurança conjunta de Panmunjom, teoricamente o único lugar da Zona Desmilitarizada em que soldados das duas Coreias se veem frente a frente.
Autor / Fonte: Veja
Comentários