Bombeiros conclui ciclo de palestras sobre prevenção de queimadas nas escolas

Bombeiros conclui ciclo de palestras sobre prevenção de queimadas nas escolas

O governo do Estado por meio da Secretaria Executiva Regional de Governo polo IV em parceria com o 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros levaram à todas as escolas da rede pública estadual de ensino de Ouro Preto do Oeste a palestra “Queimadas Apague Essa Ideia”. As palestras foram feitas pelo comandante do destacamento local do Corpo de Bombeiros tenente BM Márcio Strauss e a cabo – BM Marjorie a iniciativa foi muito bem aceita pela comunidade estudantil que aprovaram tal iniciativa com foco na educação ambiental.

O oficial em sua fala pontuou que durante a época da estiagem, principalmente de junho à setembro, aumenta a incidência de queimadas em função das condições climáticas. Porém, os principais fatores que ocasionam focos de incêndios em áreas urbanas ou de florestas estão associados a pequenas queimadas provocadas pelo homem. Entre as mais comuns estão queima de lixo, de restos de poda e capina, queimada para limpeza de terrenos para agricultura, pastagem ou loteamento e até mesmo pontas de cigarro jogadas aleatoriamente.

As queimadas trazem sérios problemas a saúde ambiental, pois são extremamente prejudiciais à qualidade do ar, ocasionando o desequilíbrio ambiental com a morte da fauna e flora. Em áreas urbanas, aumentam o calor na cidade e causam poluição do ar pela geração de fumaça e liberação de gases que afetam a saúde da população, agravando problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. Elas são ainda, frequentemente, grandes causadoras de acidentes nas estradas e vias públicas.

O tenente Strauss afirmou que não é necessário fazer uso do fogo para limpar terrenos ou se livrar de objetos indesejados. O comandante asseverou que o grande vilão na área urbana é limpeza de terrenos de forma inadequada ou com a utilização de fogo. “O proprietário do terreno deve realizar a capina preferencialmente mecânica ou manual ou, se química, acompanhada por um profissional devidamente habilitado. O material resultante não deve ser deixado no local pois, seco, é ainda mais inflamável. Sendo assim, é necessária a limpeza completa do terreno e o muramento da área, como forma de prevenir a queima criminosa”, orientou.

A prática de queimada é crime conforme o Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940) e a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998), que estabelece pena de reclusão e multa. Nesta época do ano o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto do Oeste recebe uma média de 20 chamados por dia para apagar incêndios sendo que a grande parcela desses sinistros são originários em terrenos baldios e a responsabilidade de manter o local limpo é do proprietário.

A secretária de Governo Maria Araujo de Oliveira disse que este projeto em parceria com o Corpo de Bombeiros foi positivo porque levou aos estudantes e corpo docente das escolas estaduais o despertar para o meio ambiente e que novos projetos com foco no tema serão desenvolvidos nas unidades escolares.

Denúncias 

Ao se deparar com queimadas em qualquer área da cidade, os moradores têm opções para denunciar a ação: a comunidade pode entrar em contato com a prefeitura no caso a de Ouro Preto do Oeste através do telefone 99250-7673, Polícia Militar pelo 190 ou diretamente com o Corpo de Bombeiros, no número 193. O atendimento da corporação de bombeiros da cidade ocorre 24h por dia. O quartel da corporação fica localizado em frente à Praça da Liberdade região central de Ouro Preto do Oeste.

Autor / Fonte: SECOM RO

Comentários

Leia Também