Cerca de 200 jovens dispensados do serviço militar prestam juramento à Bandeira

Cerca de 200 jovens dispensados do serviço militar prestam juramento à Bandeira

A Junta de Serviço Militar da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste realizou, na manhã desta sexta-feira (2), a cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional. Durante o evento, realizado no Teatro Municipal, foram entregues o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) a cerca de 200 jovens nascidos até o ano de 1999.

Horas antes, o prefeito Vagno Panisoly (PSDC) tomou posse em seu gabinete como presidente da Junta de Serviço Militar, que tem como delegado o 1° tenente do Exército Luiz Inácio Ely e como secretário Carlos Alberto Leôncio. Prestigiaram o evento o soldado PM Nilzon Loopes de Oliveira, os vereadores; o presidente da Câmara Legislativa Municipal, J Rabelo (PTB); Jeferson Santos (PMDB) e Celso Coelho (PRP).

Na solenidade, os jovens da região da Grande Ouro Preto (Mirante da Serra, Urupá, Nova União, Teixeirópolis, Vale do Paraíso e Estância Turística de Ouro Preto do Oeste), juraram defender a Pátria em qualquer circunstância, inclusive com o sacrifício da própria vida, e comprometeram-se a cumprir inteiramente as obrigações militares, caso ocorra uma convocação futura.

Carlos, que vem desempenhando um excelente trabalho na Junta, destacou a importância desse momento em que esses jovens tiveram a oportunidade de exercer a cidadania e vivenciar sentimentos de patriotismo. O secretario também explicou que os jovens que se alistam na Junta de Serviço Militar de Ouro Preto do Oeste são dispensados do Serviço Militar inicial e recebem o CDI, em razão de o município ser considerado não tributário.

Importância do CDI

Sem esse documento, o cidadão que não serviu às Forças Armadas fica impossibilitado de tirar passaporte, ingressar no serviço público e até mesmo se matricular em instituições de ensino, incluindo universidades. Além de ter que pagar multa.

Social

Graças a uma campanha realizada por Carlos, os novos reservistas doaram dezenas de quilos de alimentos não perecíveis que, posteriormente, serão doados ao Lar do Idoso.

Autor / Fonte: Gazeta Central

Comentários

Leia Também