Colorado do Oeste tem o segundo maior rebanho bovino do Cone Sul 

Colorado do Oeste tem o segundo maior rebanho bovino do Cone Sul 

O município de Colorado como um todo não tem vocação para a soja e o milho. O motivo é simples: as terras coloradenses, embora férteis e produtivas, são formadas por morros e montanhas de pequeno porte. Esse relevo torna a área rural do município muito bela, mas inadequada para as lavouras, que precisam ser planas para, já que a preparação do solo é feita por máquinas agrícolas.

A alternativa coloradense foi recorrer principalmente à pecuária de corte e de leite. Segundo dados oficiais, o município coloradense tem um dos maiores rebanhos bovinos do Cone Sul.

Neste ano, foram contabilizadas 260.828 cabeças de gado em Colorado. Destes, 219.497 são de reses de corte e 41.331 de gado de leite. Em quantidade, o rebanho coloradense perde apenas para o de Chupinguaia, que tem 351.710 cabeças, e é conhecida como “a capital do boi” no Cone Sul, com uma área total de 5.127 km².

Apenas para comparação, o município vizinho, Cerejeiras, conta com 91.330 cabeças de gado no total, menos da metade do plantel coloradense. Mas, uma observação importante: o município cerejeirense tem uma área total de 2.783 km², já o coloradense, somente 1.451 km².

Por outro lado, Colorado tem apenas 2.963 hectares de terra dedicados ao plantio de soja. Já Cerejeiras tem por volta de 27.000 hectares.

Uma curiosidade chama a atenção: o município de Colorado tem 144 búfalos. Na quantidade de bubalinos no Cone Sul, perde apenas para Vilhena, com 188 cabeças.

(Todos os dados desta reportagem foram conseguidos na IDARON de Cerejeiras).



 

Autor / Fonte: Folha do Sul/ Rildo Costa

Comentários

Leia Também