Até agora, Filipp Budeykin, um jovem russo de 21 anos, é o rosto visível da figura do curador ou mentor no jogo "Baleia Azul" - a quem os jogadores têm de prestar provas da concretização do longo rol de 50 desafios.
O QUE DEVE SABER SOBRE O JOGO ONLINE "BALEIA AZUL"
Detido a 15 de novembro de 2016, recai sobre Budeykin a suspeita de ser um dos mentores deste fenómeno e de ter arrastado 15 jovens e crianças para o suicídio. Segundo o jornal russo "Pravda", na primeira das duas reportagens que já dedicou ao caso, após a detenção, Filipp Lis Budeykin foi internado num hospital psiquiátrico de São Petersburgo, já que padece de doença bipolar, e ali ficou a aguardar julgamento.
JOGO ONLINE "BALEIA AZUL" TERÁ LEVADO JOVEM A SALTAR DE VIADUTO NO ALGARVE
O "Pravda" - na sua versão em russo, já que nas versões portuguesa e inglesa não estão disponíveis tais textos - refere que a Polícia descobriu que o jovem era o mentor de um dos "grupos da morte" do jogo na rede social "VKontakte" - uma espécie de Facebook russo.
E, ao contrário do que se pensava - de que o "Baleia Azul" teria surgido em meados de 2015 -, Budeykin aliciaria jovens e adolescentes para tais grupos desde 2013.
Na segunda reportagem, datada de 3 de março de 2017, sobre este mentor do jogo que está a vitimar vários jovens um pouco por todo o mundo, o jornal russo já dá conta que Budeykin continua a aguardar julgamento e que afinal não será inimputável, apesar dos alegados transtornos psicológicos que tem.
http://www.jn.pt/mundo/interior/criador-do-jogo-online-baleia-azul-aguarda-julgamento-6253401.html
Alegadamente, estamos perante um jovem cuja a infância terá sido marcada por vários abusos e muito sofrimento.
Autor / Fonte: Nuno Miguel Ropio/Jornal de Notícias
Comentários