O Dia de campo sobre implantação de Cacaueiro sob novas tecnologias, aconteceu na última sexta-feira (11), na Fazenda Vale do Rio Escondido localizada na linha 630 km 28, zona rural de Jaru de propriedade do Senhor Claudio Coimbra. O evento foi realizado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira-CEPLAC/RO e teve o o apoio do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Agricultura-SEAGRI e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado de Rondônia – Emater/RO. Logo pela manhã o público foi recepcionado com delicioso café da manhã na sede da fazenda, e em seguida deu-se abertura as inscrições para formação de grupos e para visitas técnicas nas áreas de produção de cacau clonal implantadas na fazenda. O evento que teve a participação de aproximadamente 700 pessoas teve a presença de diversas autoridades entre as quais o senador da República Valdir Raupp, superintendente da Ceplac no Estado, Cacildo Viana, secretárias executivas de Governo Maria Araújo de Oliveira (polo Ouro Preto do Oeste) e Nádia Eulália (polo Jaru), chefe regional da Emater Antônio De Assis Furtado, prefeitos, vereadores, secretários municipais, agricultores de diversos municípios de Rondônia.
Os participantes puderam conhecer o manejo correto na implantação de uma lavoura de cacau clonado. Foram organizados vários grupos com 40 participantes onde os mesmos, com o acompanhamento de técnicos da Ceplac, fizeram uma visita técnica observando a situação atual da lavoura e ao mesmo tempo recebendo explicações dos técnicos sobre as práticas adotadas, bem como o comportamento dos diversos materiais clonais que foram introduzidos no experimento, sendo esses do Estado de Rondônia e Bahia. Ao todo são 19 materiais genéticos que estão sendo avaliados em condições de campo, em área de 1,5 ha, com implantação em 2.014 e 2.015. Todos se encantaram com os primeiros resultados apresentados. Após a visita todos participantes reuniram-se para as mini-palestras: “Evolução do material genético do cacau clonal e seminal em Rondônia”, com Dr. Caio Márcio Cordeiro de Almeida – Ceplac, “Avanços da cadeia produtiva do cacau no Brasil”, com Guilherme Moura – presidente da Câmara Setorial do Cacau e Sistemas Agroflorestais – Bahia, “Mercado do cacau e atual e perspectiva”, com Eduardo Brito Bastos – presidente da Associação das Indústrias Processadoras de Cacau – São Paul, “Cacau de Qualidade Pós Colheita”, com Cristiano Vilela Dias – diretor do Centro de Inovação do Cacau – Bahia, “Carteira de Crédito e Fomento disponível ao empresário rural”, com Wilson Evaristo –superintendente do Basa em Rondônia e “Restruturação da Ceplac e rota do cacau”, com Juvenal Maynart Cunha – diretor da Ceplac em Brasilia, os participantes puderam tirar suas dúvidas com os palestrantes.
Com a experiência adquirida junto a atividade em todo esse tempo de atividade, o Claudio da Casa do Cacau que é presidente da Câmara Setorial do Cacau resolveu ir mais além, e investir nas atividades primárias. Seguindo esse objetivo, o empresário hoje possui a Fazenda Vale do Rio Escondido, que é uma das propriedade referência em sustentabilidade no estado de Rondônia. A fazenda, além da atividade em bovinocultura, também desempenha as atividades de piscicultura e cacauicultura, onde procura sempre estar à frente na utilização de novas tecnologias e boas práticas, que o levam a obter o máximo de produtividade.
Autor / Fonte: Alexandre Araujo/Secom
Comentários