Mariana: nem um pio sobre o senador afastado Aécio Neves (PSDB) / Foto.: Reprodução
Porto Velho, RO – Ela ganhou projeção nacional em abril de 2015 após “calar” – enquanto a intenção era fazer falar – João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, quando este depunha durante sessão convocada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) referente à Petrobras.
A partir daí, como todo político que recebe de mãos beijadas a adjetivação mítica de quem aclama frases de efeito e declarações histriônicas – tanto na mídia quanto em redes sociais – a deputada Mariana Carvalho (PSDB) passou a ser reconhecida como uma espécie de baluarte da luta contra a corrupção.
Quanto mais projeção ganhava, recebendo a consequente adesão de brasileiros de todos os rincões deste País de proporções continentais, maior a semelhança com outro pássaro sem ligações publicitárias com seu partido: o pavão.
Crime: amarraram o bico da tucana; cortaram as plumas do pavão! / Foto.: Reprodução
Antes, durante e depois do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) Mariana não perdeu uma só oportunidade de, assim como faz o macho da espécie ao cortejar a fêmea, abrir a cauda expondo o grandíssimo leque pomposo e colorido para atrair a atenção sobre si.
Nas manifestações a favor do impeachment, vestia-se de “brasileira” dos pés à cabeça, com a indumentária verde-amarela e um naco de tinta guache no rosto como maquiagem, até porque a pintura de guerra não poderia ficar de fora.
– Eu vim pras ruas pelo Brasil e pelos brasileiros. Contra a corrupção e a favor do Brasil – discursava.
Prosseguia mais enfática:
– Sim, a um Brasil mais justo. Sim, a um Brasil mais correto. Sim, a um Brasil que pense no futuro de nossas futuras gerações.
E golpeava ao final:
– Que seja um dia marcado na história, o dia que vamos fazer a diferença pelo nosso País. Digo sim ao impeachment, digo sim ao Brasil.
A peessedebista era, indubitavelmente, a tucana mais emplumada de Rondônia. Talvez tenha chegado a um resultado híbrido levando em conta o tamanho do bico característico dos piciformes somado a vasta, expandida e cintilante plumagem natural do pavo.
Era, no passado, porque as coisas mudaram. Desde que o presidente afastado do PSDB Aécio Neves fora envolvido nos áudios escandalosos expostos pelos metralhas da JBS, a parlamentar regressou ao seu estado de origem: candura, trivialidades online e a boa e velha tática de fingir que nada está acontecendo – a mesma usada pelo governador Confúcio Moura (PMDB). A diferença é que o governador sempre fora um conciliador, dificilmente critica alguém publicamente e muito menos escarnece outros políticos tendo a consciência do telhado de vidro fino sobre a cabeça de seus aliados.
O discurso da congressista agora é genérico e abstrato, como o proferido em entrevista concedida ao Papo de Redação, programa de bancada jornalística de maior audiência em Rondônia veiculado pela Rádio Parecis FM: quer todos os corruptos na cadeia, sem nomear ninguém. Para bom entendedor, equivale a silêncio retumbrante e descomprometimento.
Silêncio imperou sobre corrupção de Eduardo Cunha / Imagem.: Reprodução
No caso de Carvalho, a patacoada toda relatada não levou em conta o envolvimento do presidente ilegítimo Michel Temer (PMDB), a quem Mariana não rendeu declaração alguma acerca das conversações abjetas travadas com Joesley Batista. Estes diálogos, por sua vez, intentando silenciar o ex-deputado presidiário Eduardo Cunha, criminoso do colarinho branco apoiado por Mariana Carvalho (e outros deputados federais do Estado) nas eleições à Presidência da Câmara dos Deputados.
É nítido o modo como Aécio lida com críticos: manda cortar na raiz. Assim como fez ao interpelar o governador do Paraná Beto Richa (PSDB) por declarações do secretário-chefe da Casa Civil Valdir Rossoni (PSDB-PR) contrárias a ele.
Dito isto, vislumbrando o arrefecimento de uma contundente combatente das corruptelas tupiniquins, estamos diante de mais um crime escandaloso, um ilícito de ordem ambiental. Amarraram o bico e arrancaram as penas da moça que voava alto, muito alto!
Autor / Fonte: Rondoniadinamica
Comentários