Em visita à escola Lydia Johnson, governador propõe intercâmbio para ampliar conhecimento

Em visita à escola Lydia Johnson, governador propõe intercâmbio para ampliar conhecimento

A ideia de um intercâmbio entre alunos de diferentes escolas foi citada no final da tarde de quarta-feira, 26, pelo governador Daniel Pereira, durante visita realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Tempo Integral, Lydia Johnson de Macedo, localizada no bairro Costa e Silva, em Porto Velho. Ao ser recebido pela diretora Débora Macedo Oliveira, o governador destacou a metodologia aplicada no estabelecimento para os 167 alunos matriculados e divididos em 7 turmas.

A Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professora Lydia Johnson, foi criada pelo Decreto 19865 de 2 de julho de 2015, iniciando suas atividades em agosto de 2017, com o Projeto “Asas do Saber”, considerado inovador, que além da formação básica contempla a formação integral do estudante. O programa apresenta atividades diversificadas preparando o estudante para seu projeto de vida, através do ensino profissionalizante, práticas esportivas e atividades complementares.

Segundo explicou a diretora ao governador, trata-se de uma escola dinâmica onde o aluno conclui cada etapa do ensino médio em um semestre com a mesma carga horária de uma escola regular. “Na sua metodologia, a escola apresenta salas temáticas para turmas de no máximo 25 alunos dispostos em mesas coletivas dando ênfase ao trabalho em equipe. A escola dispõe ainda de auditório, Laboratório de Informática, Laboratório de Biologia, Biblioteca, espaço de convivência, pista de skate, sala de artes marciais, sala de dança e quadra poliesportiva”, enfatizou a diretora.

A diretora também explicou ao governador que a escola tem papel fundamental no combate a evasão escolar, sendo o Projeto “Asas do Saber”, um marco diferencial no modelo pedagógico e educacional voltado a jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social/econômica, o que fez  necessário uma nova roupagem organizacional no projeto, visando adequar a modalidade de ensino para o regime de Organização Diversa.

Daniel Pereira conversou com vários alunos e fez uma breve explanação do quanto Rondônia avançou na Educação, citando, inclusive, o salto que o Estado obteve no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele lembrou que no final da última terça-feira, 25, também esteve visitando o Colégio Tiradentes II, do distrito de  Jaci-Paraná (distante cerca de 90 quilômetros de Porto Velho) que  atingindo média de 5,2 no Ideb, ficando em primeiro lugar em Rondônia no ranking das escolas da rede estadual, no ensino Médio.

Após fomentar as discussões entre os alunos para melhorar o aprendizado, o governador chegou a citar que é válida a proposta de haver um intercâmbio entre alunos de escolas, deixando clara a possibilidade de haver uma troca de conhecimento, por exemplo, entre os alunos da Lydia Johnson com os do Colégio Tiradentes II  que também tem aplicado uma metodologia de ensino exemplar.

Autor / Fonte: Paulo Ricardo Leal/Secom

Comentários

Leia Também