Os alunos do “1° ano A2” do Ensino Médio da Escola Estadual Joaquim de Lima tiveram a iniciativa de promover nesta sexta-feira (28/09/18) uma dinâmica do abraço para finalizar a Campanha do Setembro Amarelo, promovida pelo Serviço de Orientação Educacional da instituição.
A dinâmica consistia em mensagens de apoio e incentivo escritas à mão pelos alunos e colocadas dentro de balões amarelos, com o intuito de que a mensagem fosse lida e repassada. No formato de um corredor humano, uma equipe entregava os balões com as mensagens e abraçava os alunos que estavam saindo da Escola.
No fim, de forma coletiva, todos os alunos estouraram os balões em frente à Escola, organizando logo em seguida um mutirão para limpar as vias públicas e recolher os restos dos balões amarelos.
O evento contou com a conscientização dos alunos do 9° ano do turno matutino pelos próprios alunos do 1°A2. As equipes da Direção, Supervisão, Orientação e professores da Escola apoiaram a atividade.
A Professora Selma Morais, que leciona Língua Portuguesa, foi a “ponte” entre alunos e Gestão Escolar para que a dinâmica acontecesse: “Ações assim aproximam os alunos, a Escola está precisando de atividades que partam deles. Ando percebendo que antes os alunos que estavam cabisbaixos e quietos agora estão se desamarrando e aparecendo, a bagunça deixou de ser o foco e isso é muito bom. Isso torna a Escola mais viva, e os próprios alunos vão começar a cobrar uma Escola melhor.” explicou a Professora em entrevista ao Gazeta Central.
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Autor / Fonte: Gazeta Central
Comentários