Fim do AM comove jornalistas e leitores, ex-procurador Héverton Aguiar busca Câmara Federal, Hildon pode ser opção da dupla Cassol-Expedito

 

Melancolia – O mês de setembro vai chegando ao fim e a cada dia aumenta a angústia ao lembrar que no próximo domingo (1º) o jornal centenário ALTO MADEIRA estará circulando pela última mês. A partir de domingo Rondônia e a Amazônia ficarão órfãos do AM, que durante muitas décadas serviu de escola de jornalismo para parte significativa dos profissionais de imprensa do Estado. A democracia, o civismo e a informação perderão muito a partir da próxima semana, nós mais, ainda, porque temos o jornalismo como profissão.

Federal – O ex-Procurador Geral do Estado, Héverton Alves de Aguiar, que ocupou o posto em duas oportunidades estava sendo incentivado a disputar o governo do Estado nas eleições de 2018. Ficha limpa, “caçador” de corruptos, Héverton é sempre lembrado quando o assunto é a disputa pela sucessão do governador Confúcio Moura (PMDB). Apesar de disposto a assumir a missão, Héverton estaria seguindo por outro caminho: disputar uma das oito vagas à Câmara Federal. Chances de se eleger? Tem muitas...

Governo – Ainda não há nada formatado, mas que existem comentários de bastidores, dos mais reservados há. Caso o grupo Cassol-Expedito, que está separado, mas por uma linha imaginaria, não consiga viabilizar a candidatura de Cassol, que está inelegível, o PSDB estaria disposto a colocar na disputa pelo governo do Estado no próximo ano o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB). Deixar a prefeitura para uma disputa estadual é um risco. O que não quer dizer, que Hildon não possa ser uma opção na sucessão de Confúcio.

Pressão – O secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel, que realiza um bom trabalho no comando da Sesau está “na bronca” com os diretores do Conselho Estadual de Saúde (CES), presidido pelo sindicalista Raimundo Nonato Soares. Segundo Raimundo, Pimentel estaria discriminando o CES, devido a dureza do trabalho fiscalizador e “segurando” os processos de diárias dos conselheiros, que viajam a serviço. Nonato que é um nordestino “briguento” disse que vai buscar os direitos na Justiça.

Marfrig – Atuando em 16 países o Frigorífico Marfrig deverá inaugurar a segunda unidade do Estado, em Ji-Paraná no próximo mês de outubro. O Marfrig ocupará as antigas instalações do Frigorífico Frialto. Há dias foi iniciada a seleção (processo seletivo) de mil pessoas para prestarem serviços. O assunto foi abordado na Tribuna da Assembleia Legislativa (Ale), na sessão ordinária da tarde de hoje (26) pelo líder do governo na Casa de Leis, deputado Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná).

Respigo

As chuvas iniciaram em Rondônia anunciando o período de inverno amazônico. Várias ruas e avenidas de Porto Velho, que passaram por tapa-buracos no período de seca já estão abrindo valetas +++ Um trabalho permanente de tapa-buracos é uma medida que poderia ser adotado o mais rápido possível. Anunciar pavimentação em vários bairros quase todas as semanas é bom, mas preservar o que há também deve estar entre as prioridades da administração da capital +++ Há quem aposte que a ex-senadora Fátima Cleide, do PT disputará as eleições do próximo ano. É um dos nomes do PT que sobrevive à dissolução do partido, que já marcou época no País +++ Além de Fátima o partido ainda tem o deputado estadual e presidente do diretório regional, Lazinho da Fetagro, de Jaru. Apesar de ser uma ótima opção do PT para o Senado ou governo do Estado, Lazinho dificilmente deixará o certo pelo duvidoso, quando tem uma reeleição aparentemente fácil.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também