Após 14 anos (o ultimo foi em 2004), esta de volta o Festival de Praia de Fortaleza do Abunã. Sucessos nas gestões de Chiquilito Erse e depois Carlinhos Camurça. O evento chegou a reunir aproximadamente 20 mil pessoas, curtindo as praias e a cachoeira que fica em frente a Vila.
Por coincidência, o Festival volta a ser realizado pelo seu idealizador Antônio Ocampo Fernandes quando foi secretário da SEMCE. Veja o que o presidente atual da Funcultural postou nas redes sociais a respeito do evento.
Quando se pensou em realizar o Festival de Fortaleza do Abunã este ano, partimos do zero, pensamos inicialmente em conversar primeiro com a comunidade da Vila, para que fosse parceira da retomada do Festival, uma vez que o prefeito Hildon orientou seus secretários a dar atenção aos distritos do município.
Na primeira reunião com a comunidades foi satisfatória, quando ficou firmado que a comunidade iria apoiar a realização do evento, principalmente dando exclusividade aos patrocinadores. Isso foi suficiente, para que nós da prefeitura, percebêssemos que essa força seria o ponta pé para alcançarmos os objetivos com outros apoios. E assim, esta sendo. Primeiro, o apoio inicial veio dos secretários municipais, 11 ao todo, que estarão participando do Festival. Depois os órgãos externos, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Eletrobrás, Governo do Estado por meio da SEDUC, e os patrocinadores: Energia Sustentável do Brasil e Cerveja Devassa, que vão custear despesas de som, palco, iluminação de palco, 2 bandas, dois DJs, Material gráfico, treliças, divulgação do evento.
Por isso, estamos confiantes no sucesso do Festival de Fortaleza do Abunã. Onde a comunidade vai ser parceira, e vai ser retribuída com a exclusividade na venda das bebidas, alimentação e hospedagem dos visitantes. Ficou acertado que apenas os ambulantes da Vila vão poder trabalhar no festival. Aqui já adianto que não vai trabalhar ambulantes de fora da Vila. Querermos, com isso, que a renda fique na Vila.
Aos parceiros acreanos e da Vila que são donos de pousadas, obrigado pelo apoio que estamos recebendo. A comissão de moradores da Vila que foi criada para o Festival, obrigado. E ao administrador do Distrito Chiquinho, muito obrigado.
Orgulho do Madeira – 2º Arraial Flor de Lírio
A segunda edição do Arraial Flor de Lírio chega a sua 6ª noite nesta quarta feira 09, concentrando na área de lazer do Residencial Orgulho do Madeira, milhares de expectadores todas as noites.
A festa que este ano é coordenada pelo folclorista Raimisson Correia, começou na última sexta feira 04, com apresentações de grupos de quadrilhas e prosseguiu nas demais noites inclusive, com apresentações de show gospel. “O bom de realizarmos o arraial após o Flor do Maracujá, é que os grupos se apresentam com as indumentárias novas”, disse Raimisson.
Os ambulantes que armaram suas barracas de comidas típicas do espaço, estão festejando a grande presença do público. “O Residêncial Orgulho do Madeira é carente de atividades de lazer e por isso, nosso arraial tira as pessoas de dentro dos apartamentos que vêm curtir não só as apresentações folclóricas, mas, degustar as comidas típicas que são oferecidas nas diversas barracas”, lembra Raimisson.
O evento conta com o apoio da prefeitura de Porto Velho, policia Militar que garante a segurança, Samu e governo do estado de Rondônia. Por aqui já passaram grupos como a Rádio Farol, Parceiros Ritmo Quente e a partir desta quarta feira, ainda contaremos com os melhores grupos de quadrilhas de Porto Velho.
As atividades no Flor de Lírio começam sempre a partir das 20 horas e os grupos folclóricos começam a se apresentar, a partir das 21 horas. “Venham para o Flor de Lírio o melhor arraial da Zona Leste”, convida Raimisson.
A festa só termina no próximo domingo dia 13.
Lenha na Fogueira
Conforme prometemos ontem, hoje vamos tentar avaliar, as ações do governo estadual, referentes à cultura, nos seis primeiros meses deste ano de 2017.
*************
Infelizmente, não sei por que o governador tem tanta ojeriza à nossa cultura. Nesse caso não é apenas com a cultura popular, é com todos os segmentos culturais.
***********
O superintendente da Sejucel, pode até nos contestar dizendo que sua pasta tem sim apoiado, vários eventos considerados culturais.
**********
O tem não seria apoiar e sim, tem marcado presença, nos eventos culturais que acontecem no estado de Rondônia. Assim, a Sejucel marcou presença no carnaval
**********
Temos que concordar que a Sejucel estava com a estrutura de arquibancada e som, licitada para montar na passarela do samba e só não colocou, porque não houve o desfile das escolas de samba.
**********
Apesar do governador nunca ter ido ao Flor do Maracujá, graças a acordo firmado com o Ministério Público, a Sejucel, coloca todos os anos a estrutura de arquibancada, som, iluminação e tendas no evento o que representa muito para a Federon e os grupos folclóricos.
*********
Ainda está em andamento o Edital Zezinho Maranhão de Música e o Edital Lídio Shons de audiovisual. Aliás, uma das grandes sacadas do governo estadual.
*********
Estão prontinhos para começar a receber Projetos os editais, de Literatura, Dança Teatro, Gravação de CD e DVD, o segundo Zezinho Maranhão de Música e se não me engano do SART.
*********
Rodnei Paes esteve praticamente todas as noite prestigiando as apresentações dos nossos grupos folclóricos no Arraial Flor do Maracujá.
*********
Uma coisa que não está legal, é a situação na qual se encontra a Casa da Cultura Ivan Marrocos. Ninguém ouve falar naquele logradouro que até bem pouco tempo, não saia da mídia.
**********
O trabalho no Museu que está instalado no Palácio Presidente Vargas apesar de estar muito devagar, ta indo.
*********
Como escrevi acima, pode não estar realizando, porém,marca presença como foi o caso da Festa do Distrito de Nazaré, Festival de Teatro Amazônia Encena na Rua e outros eventos.
********
E assim o governo estadual vai empurrando com a barriga as ações culturais. Só não conseguiu garantir a realização do Duelo na Fronteira. Existe uma negociação para o festival acontecer em outubro, porém, não está nada certo, pois um dos grupos só aceita se tiver subsídio financeiro.
*********
Apoiou a festa dos Pomeranos lá em Espigão D’oeste e a Festa do Divino no Vale do Guaporé.
**********
Só não consegue fechar, apoio a realização da peça O Homem de Nazaré do Grupo Êxodo. Também ainda não resolveu as demandas do Palácio das Artes Rondônia,
*********
Aliás, no segmento das artes cênicas o governo estadual tá devendo muito. Inclusive nossos grupos de teatro por falta de apoio, não conseguem se apresentar no Palácio das Artes. O aluguel é caro.
*********
Tá bem no artesanato graças ao convênio com o PAB, porém, está devendo no segmento DANÇA.
**********
Voltando à coluna de ontem. Temos que registrar o esforço da Funcultural no sentido de reativar o Sistema Municipal de Cultura inclusive tentando fazer funcionar as Setoriais de todos os segmentos, além de formar o Conselho e conseguir recursos para o Fundo de Cultura.
*********
Pois é. Aquele curioso de ontem, volta e pergunta: Quer dizer que o governo estadual está bem na foto cultural. Tá não meu amigo.
*********
A foto está desfocada, precisa ser trabalhada no foto shop para poder se ajustar a luz que quem sabe, ainda precisa ser vislumbrada no fim do túnel.
*********
Quanto ao resto. É se programar para o festival de praia de Fortaleza do Abunã
Autor / Fonte: Zekatraca
Comentários