Habite-se ilegal a conjunto habitacional, Mesa Diretora da Ale movimenta bastidores da política, consenso poderá levar a candidatura única

 

Prefeito – Após disputar uma das duas vagas ao Senado nas eleições de outubro último, o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires curtiu férias com a família e está de volta ao trabalho no comando da sua empreiteira na Capital da BR. Como foi prefeito de Ji-Paraná em duas eleições seguidas e renunciou no segundo mandato para disputar o Senado, ele não poderá concorrer ao mesmo cargo nas eleições do próximo ano. Jesualdo ficou na terceira colocação para o Senado com mais de 190 mil votos. É candidato de peso político para disputar o governo do Estado em 2022, pois hoje é um nome com densidade eleitoral em todo o Estado.

Habite-se – Porto Velho recebeu recentemente centens de casas e apartamentos de conjuntos habitacionais construídos em parceria do governo federal com o estadual. São cerca de 4 mil (casas e apartamentos) sem o mínimo de infraestrutura exigida por lei. Onde estão centro comercial (mercado, farmácia, açougue, etc.), posto de saúde, posto policial, escola, mobilidade (pavimentação, calçada, meio-fio, guia, sarjeta) saneamento básico (água encanada e tratada, rede de esgoto com estação de tratamento, galeria pluvial)? São condições mínimas para a entrega de um conjunto residencial.

Mesa – A posse dos deputados eleitos e reeleitos em outubro último, que ocorrerá no próximo dia 1º no Centro de Eventos Talismã, na capital a partir das 14h e logo em seguida a eleição da Mesa Diretoria mobilizam a política regional. Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco), Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), Alex Redano (PRB-Ariquemes) e Jean Oliveira (MDB-Alta Floresta) aspiram ao posto de presidente, ocupado hoje pelo deputado Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza). Na última semana mais um nome entrou na lista: Eyder Brasil (PSL) que teria o apoio do governador Marcos Rocha (PSL).

Diretora – A expectativa é que teremos uma eleição muito concorrida à Mesa Diretora. Lebrão e Laerte sãos mais experientes. Lebrão já foi vice-prefeito (Costa Marques), está no terceiro mandato de deputado e foi o mais bem votado (20.357 votos) nas eleições de outubro último. Laerte foi prefeito em Alvorada do Oeste e está no segundo mandato de deputado. Redano teve experiência como vereador e presidente da câmara de vereadores em Ariquemes e Jean vereador em Porto Velho e deputado reeleito para o terceiro mandato.

Opção – O lançamento da candidatura de Eyder Brasil com apoio do governo do Estado deu uma chacoalhada na campanha rumo a presidência da Mesa Diretoria. Em entrevista ao site de notícias “Extra” de Vilhena, o vice-governador José Jodan (PSL) disse que Eyder Brasil não é o candidato que tem o apoio do Poder Executivo. Oficialmente o governador Marcos Rocha, ainda, não se pronunciou sobre a eleição à Mesa Diretora da Ale, e realmente não é de competência do Executivo Estadual, mas há sempre interesse, pois caminhar juntos é importante para os dois Poderes. As apostas do governo estariam sobre Lebrão e Luizinho Goebel (PV-Vilhena), aliado de primeira hora do governador. Pode até ocorrer uma terceira via e candidatura única. Há ummam Cruz no meio do caminho...

Respigo

Hoje (15) pela manhã o governador Marcos Rocha esteve na Assembleia Legislativa (novo prédio) onde manteve longa conversa com o 1º secretário da Mesa Diretora, Lebrão, reeleito e candidato a presidir a Ale a partir de 1º de fevereiro próximo. Certamente o assunto prioritário foi a eleição da Mesa onde o Executivo tem interesse direto, apesar de não admitir +++ O prédio onde funcionava a Ale abrigará a Escola do Legislativo. Além de espaço amplo o legislativo estadual deixará de pagar aluguel para a Escola, que estará abrigada em instalações próprias +++ O deputado estadual Airton Gurgacz (PDT-/Ji-Paraná), que não se reelegeu nas eleições de outubro último é o nome forte do partido para disputar as eleições a prefeito do próximo ano em Ji-Paraná. A princípio teremos uma disputa acirrada entre Airton e o deputado estadual reeleito, Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), que tem como prioridade se eleger prefeito de Jipa.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também