Inmet instala estações meteorológicas em Extrema e Jirau, Porto Velho

 nacional 01 07 17 1

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) instalou duas novas estações meteorológicas automáticas no Brasil. Desta vez, o município contemplado foi Porto Velho, capital do estado de Rondônia.

Os equipamentos foram instalados nos distritos de Extrema, próximo à divisa com o estado do Acre e fronteira com a Bolívia e Jirau, às margens do rio Madeira, na usina hidrelétrica.

As estações automáticas do Inmet seguem um padrão internacional da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e possuem sensores que captam valores de direção e velocidade do vento, precipitação, pressão atmosférica, radiação solar, temperatura ambiente e do ponto de orvalho e umidade do ar.

Porto Velho já dispunha de uma estação automática do órgão na área urbana, zona sul, saída para Cuiabá, desde 11 de julho de 2007. Agora, o município passa a contar com três estações oficiais do órgão e que disponibilizarão informações em tempo real à rede mundial de estações meteorológicas de superfície. Em todo o planeta, são mais de 100 mil estações operantes.

De acordo com o cronograma do órgão, até o final do mês de julho, outras estações serão instaladas nos municípios de Edeia, em Goiás, Primavera do Leste e Sapezal, em Mato Grosso, Machado, em Minas Gerais, Itatiaia, no Rio de Janeiro e Bragança Paulista e São Sebastião, em São Paulo.

Em todo o país, mais de 500 estações meteorológicas automáticas transmitem de hora em hora, informações de variáveis promovendo o monitoramento de melhor qualidade. Outras quatro estações do Inmet estão instaladas no Uruguai e uma na Antártida, na Estação Brasileira “Comandante Ferraz”. Acesse dados de todas as estações operantes no Brasil através de nosso canal ESTAÇÕES.

nacional 01 07 17 1

nacional 01 07 17 1

(Crédito das imagens: Arquivo/Diário da Amazônia - Reprodução/Inmet)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Autor / Fonte: deolhonotempo.com.b

Comentários

Leia Também