Laerte – Após muitas negociações a maioria dos deputados acabou chegando a consenso e elege hoje (1º) o novo presidente da Assembleia Legislativa (Ale) para os próximos dois anos, cargo ocupado até ontem (31), pelo deputado Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza). Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) assume a partir de hoje o comando da Ale para os próximos dois anos, após a posse dos deputados da 10ª Legislatura, que ocorre a partir das 14h no Centro de Eventos Talismã 21, em Porto Velho o cargo de presidente do legislativo estadual.
Futuro – No acordo firmado com a maioria dos parlamentares o deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) ocupará a presidência da Ale nos dois últimos anos de mandato. É que Laerte pretende disputar a prefeitura do segundo maior município de Rondônia, Ji-Paraná, em 2020, quando serão realizadas as eleições a prefeito e a vereador. No comando do Poder Legislativo, Laerte terá poderio político maior, na Casa onde são discutidos e votados os principais problemas e soluções de interesse do Estado.
Redano – A ascensão de Laerte a presidência da Ale não é surpresa, pois é político experiente e com visão determinada ao seu objetivo. A surpresa é Redano que se reelegeu para um segundo mandato em 2018, quando na região de Ariquemes, poucos acreditavam. Também foi assim quando ele se elegeu vereador; foi várias vezes presidente da Câmara Municipal e se elegeu para o primeiro mandato de deputado em 2014. Em 2016 ajudou a eleger a esposa Carla Redano vereadora com a terceira maior votação no município e desde 1º de janeiro ela é a presidente da Câmara de Ariquemes. Apesar de jovem na política Redano já demonstrou ser um ótimo estrategista. Até assumir em 2021 estará, ainda, mais experiente.
Lebrão – O deputado mais bem votado nas eleições de 2018 em Rondônia, Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco) foi o primeiro a se lançar candidato a presidente da Ale, ainda, no final de 2018. Experiente, organizador, firme em suas posições e amigo dos amigos Lebrão acabou perdendo o encanto com a presidência da Ale, com o andamento das negociações. A união entre Laerte, Redano e Jean Oliveira (MDB-Alta Floresta), que também aspirava a presidência acabou enfraquecendo a candidatura de Lebrão. Ele e Jean acabaram ficando fora da disputa pela presidência favorecendo Laerte e Redano.
Futuro – Laerte é ligado ao ex-senador Expedito Júnior. São compadres, inclusive. Expedito disputou –e perdeu– as eleições ao governo em 2018 no segundo turno para o coronel Marcos Rocha (PSL). O Poder Legislativo é fundamental no processo político. Deputado não faz escola, posto de saúde, estrada, creche, hospital, etc. Só legisla (faz leis) e fiscaliza. Mas ao mesmo tempo pode tudo, porque o plenário é soberano e pode até mudar a Constituição, se necessário for. A oposição é benéfica, pois evita –nem sempre– a inércia do Poder Executivo. É importante para a maioria da população, que Executivo, Legislativo e Judiciário cumpram suas funções, pois a parceria é fundamental, mas a subserviência e o radicalismo não levam a lugar algum.
Respigo
O recesso legislativo terminará no próximo dia 15. Os deputados que compõe a 10ª Legislatura, que estão sendo empossados hoje iniciarão os trabalhos no próximo dia 19, primeira terça-feira de sessão ordinária, após o período de recesso, a não ser que o Poder Executivo solicite a convocação de extraordinária +++ Como a coluna de hoje foi fechada, antes da sessão de posse e eleição da Mesa Diretora da Ale, não se tinha conhecimento de quem seria o líder do governo na Casa de Leis. O sargento Eyder Brasil, único deputado do PSL, partido do governador Marcos Rocha seria o nome de maior destaque, mas não tem muita experiência política para ocupar a importante e espinhosa missão +++ Eurípedes Lebrão, do MDB é um deputado de enorme peso político, devido a sua experiência, mas dificilmente aceitará caso seja convidado. Luizinho Goebel (PV-Vilhena), que é aliado do governador desde o primeiro turno poderá ser indicado, convidado, mas aos amigos confessa que já ocupou o cargo no governo anterior, por um período e não pretende ter nova experiência +++ Vários trechos da Avenida Jorge Teixeira ((BR 364) estão esburacados e colocando em risco a segurança dos motoristas. O Dnit precisa tomar providências urgentes, antes que ocorra uma tragédia no centro da capital +++ Nota 10, com louvor para o deputado federal Léo Moraes (Podemos-RO) que assumiu hoje (1º). A gravata do jovem deputado era a Bandeira de Rondônia +++ Ação simples, mas de profundo sentimento emocional. Foi um dos atos marcantes na posse dos deputados e senadores no Congresso Nacional.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Comentários