Lojas programam promoções e horário de atendimento estendido para a Black Friday

Lojas programam promoções e horário de atendimento estendido para a Black Friday

Dia de descontos será nesta sexta-feira. Em algumas lojas de Ariquemes, a promoção seguirá até domingo (26)

Lojas de segmentos variados em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, preparam as vitrines e seções na noite desta quinta-feira (23) para a Black Friday, dia em que lojas costumam vender produtos mais baratos. O dia oficial das promoções é nesta sexta-feira (24), mas algumas lojas mantêm a alusão à data até o próximo domingo (26).

A Black Friday é um dia de descontos, organizado por lojas de varejo e que tem origem estadunidense. Ela sempre acontece na sexta-feira seguinte ao feriado americano do dia de Ação de Graças, ou seja, a última sexta-feira do mês de novembro.

Em Ariquemes, algumas lojas terão horários especiais para atender o cliente neste fim de semana. Uma loja de departamentos, no Setor 1, por exemplo, vai abrir meia-noite e ficará 24 horas ininterruptas aberta. Já outras empresas, farão promoções, mas abrirão normalmente às 8h, com o diferencial de abrirem no domingo pela manhã.

Para a professora Fernanda Patrícia, as promoções atraem muitas pessoas em busca de itens que elas querem com preços mais baixos.

“É uma boa oportunidade, as pessoas ficam esperando por esse dia. Eu gosto para comprar eletrodomésticos, principalmente”, contou.

Nina Ribeiro é gerente de uma loja de confecções na Alameda Piquiá. Na loja comandada por ela, a promoção começou na tarde desta quinta-feira e vai até domingo (26). Ela lembra que diferente do Natal, onde as compras são presentes para terceiros, na Black Friday as pessoas costumam comprar produtos para si mesmas.

“A gente começou hoje e vai até domingo. Colocamos muitos itens em promoção, com descontos de até 70%. É onde o cliente aproveita pra se presentear”, disse.

Dicas do Procon

O gerente do Procon em Ariquemes, Lucas Antunes, explica que, no ato da compra, o cliente precisa combinar com a loja questões como troca do produto ou possibilidade de desistência do negócio.

"Se for um presente, especificar, pra numa eventual troca, porque depois que o produto saiu da loja, a loja não tem obrigação da troca, exceto em caso de defeito".

Se a compra for online, o consumidor tem até sete dias para desistir da compra, a contar do dia do recebimento do produto.

"Tome muito cuidado com os sites, existem ferramentas que ajudam a descobrir se o site é fraudado ou não", alerta Lucas.

Outro alerta é para preços extremamente baixos, que devem gerar desconfiança no cliente, além de evitar se empolgar e fazer compras desnecessárias e que não poderão ser pagas depois.

Em casos de problemas com as compras, o consumidor pode procurar o Procon, das 7h30 às 13h30, na Avenida Tancredo Neves, Setor Institucional, próximo ao Sesc.

Autor / Fonte: Diêgo Holanda, G1 Ariquemes e Vale do Jamari

Comentários

Leia Também