ODONTOLOGIA – Cirurgião - dentista da Astir especialista em cirurgia buco-maxilo-facial de pacientes especiais

ODONTOLOGIA – Cirurgião - dentista da Astir especialista em cirurgia buco-maxilo-facial de pacientes especiais

Cirurgião Dr. Paulo Nery (E)

O Coronel PM dentista RR, Dr. Paulo Nery, especialista em cirurgia buco-maxilo-facial atua na Astir, cirurgiando pacientes especiais, no centro cirúrgico do Hospital de Base, sendo assessorado por médico anestesiologista, enfermeiros e técnicos.

Patologias com intervenção cirúrgica

Traumatologia buco-maxilo-facial, (O cirurgião buco-maxilo-facial é um profissional da Odontologia que tem pós-graduação realizada em ambiente hospitalar, por um período que varia de dois a quatro anos de dedicação exclusiva. Por isso, conhece tudo sobre traumas de face e ossos do crânio).

Ele explica que trata doenças e tumores da boca, corrige anomalias faciais como maxilar ou mandíbula muito grande, pequena ou desviada para os lados (assimetrias). Além disso, é ele quem cuida dos enxertos para reposição de osso perdido ou atrofiado na boca (maxilar e mandíbula), podendo também realizar implantes dentários. Está apto a tratar de casos mais complexos de reconstrução facial. Dores (faciais (na ATM) e problemas de apneia do sono também estão dentro da área de atuação do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial).

Apcectomia (É uma cirurgia que tem por finalidade a remoção da lesão que se forma no ápice (ponta da raiz do dente). Existem dois tipos básicos de cirurgia: uma que apenas remove a lesão através de curetagem e outra que, além disso, remove o ápice da raiz).

Biopsias

Conceito: remoção de tecido vivo para analise laboratorial.

Indicações: verificação da extensão da lesão, diagnósticos de doenças, lesões patológicas, lesões brancas ou lesões que não regridem em duas semanas ou com edema persistente.

Lesões de glândulas salivares

As glândulas salivares são sede de inúmeros processos neoplásicos benignos ou malignos e também de processos não neoplásicos que simulam lesões tumorais nestas glândulas .As glândulas salivares são divididas em maiores e menores. As glândulas maiores são formadas por 3 pares, sendo as parótidas, as submandibulares e as sublinguais.

O aumento das glândulas salivares se traduz em processos neoplásicos ou não neoplásicos que geram edema e intumescimento, simulando, assim, um tumor.

Por meio da história, tenta-se diferenciar entre processos benignos, malignos ou inflamatórios. Muitas vezes, mesmo com a história e o exame físico completo do doente, só se atinge o diagnóstico final pela análise patológica.

1.    Idade do doente: doente mais jovem tem maior chance de ter processos não neoplásicos, como uma parotidite viral.

2.     Tempo de evolução: processos neoplásicos geralmente têm histórias mais longas, ao passo que os não neoplásicos duram algumas semanas.

3.    Sintomas sistêmicos: febre, principalmente associada a um rápido aumento das glândulas, leva a hipóteses de doenças inflamatórias.

4.   Mudança no padrão de evolução do tumor: é sinal de alerta para possível diferenciação maligna do tumor.

Ameblastoma de mandíbula

O ameloblastoma é um tumor que cresce nos ossos da boca, especialmente na mandíbula, provocando sintomas apenas quando é muito grande, como inchaço do rosto ou dificuldade para movimentar a boca. Nos outros casos, é comum que seja detectado durante exames de rotina no dentista, como raios-X ou ressonância magnética, por exemplo.

Geralmente, o ameloblastoma é benigno e é mais comum entre os 30 e 50 anos, no entanto, é frequente que o ameloblastoma do tipo unicístico apareça ainda antes dos 30 anos.

O tratamento para ameloblastoma, normalmente, inclui cirurgia, devendo ser feito o mais cedo possível para evitar destruição dos ossos da boca.

O CIRURGIÃO ALERTA: NÃO TOME MEDICAMENTOS POR CONTA PRÓPRIA, POR INDICAÇÃO OU SOBRA DE MEDICAMENTOS, PODE PREJUDICAR SUA SAÚDE E RETARDAR O TRATAMENTO.

Dr. Nery explica que também atende no consultório no ambulatório de odontologia da Astir nas seguintes patologias: Extração do dente siso, clinica geral, diagnóstico de patologias sujeitas a cirurgia, entre outros.

CB PM Alan Mota

O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota diz que o moderno centro odontológico atende de segunda às sextas-feiras manhã e tarde. Para sua maior comodidade ligue 3221-8089 ou celular funcional 9 8403 4197 (operadora Claro). Em caso de urgência e emergência o paciente deverá ser encaminhado para o Serviço de Pronto Atendimentos (SPA) que funciona 24 horas, 7 ias por semana, com médico, equipe de enfermagem e nos fins de semana e feriados obedecendo a escala de plantão um cirurgõ-denista fica de sobre aviso, caso o médico entender necessário a presença desse profissional a enfermeira chefe irá contatar com o mesmo. “Nosso associado não fica sem atendimento especializado”, disse Alan.

Autor / Fonte: Assessoria - Wilson Sousa

Comentários

Leia Também