O assunto da semana foi e será, até a próxima, a pesquisa do Ibope realizada em Rondônia, para aferir o posicionamento dos entrevistados, sobre as eleições de outubro próximo, quando serão eleitos presidente da República, governadores, duas das três vagas ao Senado e deputados (federal e estadual). Não teremos eleições a prefeito e a vereador que ocorreram em 2016.
Caso não ocorra nenhuma desistência, ou impedimento legal, nove candidatos estão disputando a sucessão do governador Daniel Pereira (PSL), nenhum do sexo feminino. O Ibope publicou resultado de intenção de voto (estimulada e espontânea), e também da rejeição, que poucos dão importância, mas que deve, e tem que ser considerada, porque representa um “Não” a determinada candidatura.
O Ibope explica, que a rejeição quando o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum. Qualquer análise referente a voto tem que considerar a rejeição como item fundamental do comportamento do eleitorado.
Na pesquisa estimulada do Ibope (que ouviu 812 eleitores no estado, realizada de 16 a 21 de agosto com Registro no TRE: RO-03015/2018 e Registro no TSE: BR-09340/2019) a pedido da Rede Amazônica de Televisão (Rede Globo-TV Rondônia), três candidatos se destacaram o ex-senador Expedito Júnior – “Esperança por um Tempo Novo” (PSDB/DEM/PSD/PRB/Patriotas), Acir Gurgacz – “Juntos para um Novo Tempo em Rondônia” (PDT/PP/PR/PTB/PSDC/SD/PSB/PTC) e Maurão de Carvalho – “Rondônia, Unidos somos fortes” (MDB/Podemos/PMN/PSC/PCdoB/PHS/Pros/PV). Expedito 30%. Acir 15% e Maurão 10%. Os demais não conseguiram chegar a dois dígitos.
A ordem não mudou quando a pesquisa foi espontânea: Expedito 9%, Acir 5%, Maurão 3%. O candidato do Psol/PT, Pimenta de Rondônia apareceu com 1% das intenções de voto.
A pesquisa foi explorada, como não poderia ser diferente de acordo com a conveniência e interesse da assessoria de cada candidato, mas a rejeição praticamente não foi especulada. Ela é item fundamental numa campanha política.
O quadro não se alterada na ordem de posicionamento, mas os números sim: Expedito (31%), Acir (29%), Maurão (21%) e Pimenta (19%). Expedito está equilibrado, mas Acir, Maurão e Pimenta devem trabalhar para reduzir a rejeição. Quando a rejeição diminui ocorre a conseqüente elevação da intenção positiva de voto.
A primeira pesquisa, na verdade, não representa muito, mas tem que ser considerada. Ainda não se nota das ruas mobilização efetiva dos candidatos e muito menos entusiasmo do eleitorado, mas deveria, pois estamos a pouco mais de 40 dias das eleições. O povo, que a cada eleição vem votando menos, comparecendo, proporcionalmente em percentual menor às urnas, está desinteressado e precisa ser mobilizado, para que a abstenção não seja destaque nas eleições deste ano.
Há enorme expectativa com o Horário Eleitoral Gratuito, que terá início no próximo dia 31. Os candidatos terão condições de manter contato de forma direta com o eleitorado, expor seus programas de governo e convencer quem está assistindo a TV ou ouvindo o rádio a apoiar suas propostas.
A próxima pesquisa do Ibope, que deverá ser publicada, após o início do programa eleitoral trará uma visão com maior profundidade sobre o quadro político em Rondônia. Até lá, quem trabalhar melhor e conseguir convencer os eleitores a apoiar suas propostas constatará o reflexo na segunda rodada de entrevista política.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Comentários