Harmonia – A posse do governador de Rondônia coronel Marcos Rocha (PSL), na última terça-feira (1º) não teve grande presença de público. Na de Confúcio, no segundo mandato muita gente ficou em pé e na solenidade de terça-feira cerca de 70% dos assentos do Palácio das Artes estavam ocupados. Nenhum senador (atual ou eleito) esteve prestigiando o ato solene. Como compareceram apenas sete dos 24 deputados estaduais fica explícito que não há relacionamento amistoso entre Executivo e Legislativo, seja federal ou estadual. E isso não é bom para o Estado. O chefe da Casa Civil, Pedro Antônio Pimentel terá muito trabalho pela frente.
Câmara – O vereador Edvilson Negreiros (PSB) foi empossado esta semana como presidente do legislativo municipal de Porto Velho. Edvilson recebeu o cargo do colega vereador, Maurício Carvalho (PSDB), que presidiu a Casa nos primeiros dois anos de mandato da atual legislatura. O novo presidente é experiente, conhece bem a função de legislador e deverá manter o relacionamento estreito com o prefeito Hildon Chaves (PSDB). Uma parceria entre prefeito e vereadores é importante para o município, o que não significa subserviência.
Ipam – O que está acontecendo no Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam) de Porto Velho? Médicos estão reclamando que estão sem receber seus vencimentos há seis meses e estariam dispostos a deixar o instituto que já foi excelência em atendimento ao servidor público. O prefeito Hildon Chaves deve tomar as devidas providências, pois em passado recente houve tentativa da compra de títulos podres, pela diretoria, que não ocorreu, porque houve denúncia que está sendo apurada.
Deputados – As eleições para as mesas diretoras das Assembleias Legislativas (26), da Câmara Distrital em Brasília e da Câmara Federal mobilizam os legisladores que irão assumir no próximo dia 1º. O atual presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) quer a reeleição e já tem o apoio do PSL, do presidente Bolsonaro, e negocia com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), que agora comanda o seu partido buscando apoio. Em Rondônia a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ale) já mobiliza os deputados.
Parcerias – Pelo menos quatro deputados estão na disputa da presidência da Ale: José Lebrão (MDB-São Francisco), Jean Oliveira (MDB-Alta Floresta), Alex Redano (PRB-Ariquemes) e Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná). A harmonia entre os Poderes, no caso Legislativo e Executivo, além do Judiciário é fundamental na administração pública. A busca de parceria entre Legislativo e Executivo, como ocorre na maioria dos Estados não está ocorrendo em Rondônia. O governador coronel Marcos Rocha, que somente hoje (4) está nomeando os secretários não tem aproximação com o Parlamento Estadual e faz questão de deixar isso publicamente. Resta saber até onde a “independência” irá adiante. A ausência de deputados estaduais na posse (sete dos vinte e quatro compareceram) já demonstra a insatisfação do Parlamento com o Executivo.
Respigo
O prefeito-eleito de Pimenta Bueno, Arismar Araújo de Lima (PSL) e do vice-prefeito Valteir Domingos da Cruz (PP) em eleição suplementar devido à cassação do registro da ex-prefeita Juliana Roque (PSB), pela Justiça Eleitoral ocorrerá na próxima sexta-feira (5). A solenidade será às 10h no Centro Cultural Antônio Augusto Neves +++ É bem provável que a ex-secretária de Estado da Agricultura (Seagri), Mary Braganhol, que assumiu o cargo, após a saída do titular, na época, Evandro Padovani retorne para a pasta como adjunta. Mary também foi candidata a deputada estadual e também renunciou o cargo, que ela assumiu como titular da Seagri dentro do prazo legal de desincompatibilização +++ Padovani foi candidato a deputado federal e é 1º suplente. O governador Marcos Rocha nomeou hoje (4) Padovani , como titular da Seagri e não será surpresa caso Mary retorne como ajunta da pasta +++ O setor agrícola funcionou bem como Padovani no comando e Mary como ajunta. Como os dois quase sempre têm posições contrárias, ganha o setor, pois o contraditório é fundamental na administração pública e benéfico em todos os segmentos, pois nada é definitivo.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Comentários