Da esquerda pra direita Auditor Fiscal Leonardo Rezende, Delegado Michel Teodoro e Superintendente PRF-RO Bruno Malheiros - Foto: Gregory Rodriguez
Ariquemes - A Receita Federal deflagrou nas primeiras horas desta sexta-feira (5), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a operação denominada Jamari, que teve como objetivo combater o comercio ilegal de mercadorias estrangeiras sem nota fiscal no estado de Rondônia.
Durante coletiva realizada na superintendência da Receita Federal na capital, que contou com a participação do superintendente da PRF/RO Bruno Malheiros e do auditor fiscal, Leonardo Rezende, o delegado e auditor fiscal da receita federal em Porto Velho, Michel Teodoro, ressaltou que a fiscalização teve o foco na área do comércio popular no município de Ariquemes, onde é muito comum a comercialização de produtos estrangeiros como eletrônicos, brinquedos, confecção, produtos estes com fortes indícios de descaminho. “Esta operação, consistiu na verificação de aproximadamente 30 empresas com previsão de apreensão de mais de R$ 400 mil em mercadorias provenientes do exterior e que não possuem nota fiscal”.
Modus Operandi
A operação que foi planejada pela Divisão Regional de Repressão da Receita Federal, contou com a participação de mais de 50 pessoas, dentre elas auditores-fiscais da receita federal, analistas tributários, e mais de 20 policias rodoviários federais, além de várias equipes de apoio.
“A deflagração dessa operação hoje, só foi possível graças a um intenso trabalho de inteligência, que vinha sendo realizado a pouco mais de um ano” salientou Michel.
O delegado afirmou ainda, que essa operação pode ser estendida a todo o estado de Rondônia, tendo como base o mesmo modus operandi da que foi realizada hoje na cidade de Ariquemes.
Mercadorias
Nos estabelecimentos fiscalizados, aproximadamente 30, a atividade consiste na verificação da regularidade das mercadorias estrangeiras expostas à venda. As mercadorias com indícios de entrada irregular no país serão retidas e encaminhadas ao Depósito de Mercadorias Apreendidas da Delegacia da Receita Federal em Porto Velho, onde passarão por procedimento de conferência detalhada.
A previsão é que R$ 400 mil em mercadorias sejam apreendidas.
Aos responsáveis pelas mercadorias será estabelecido prazo para que acompanhem os procedimentos de conferência, caso assim desejem, e apresentem a eventual documentação que comprove a regularidade das mercadorias retidas.
Autor / Fonte: Rondoniadinamica / Gregory Rodriguez
Comentários