Secretaria de Educação desenvolve formação continuada para professores da Educação Infantil

Secretaria de Educação desenvolve formação continuada para professores da Educação Infantil


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realizou no dia 01 de fevereiro na Escola Menino Jesus, dia 04 de fevereiro na Escola Balão Mágico e dia 05 de fevereiro na Escola Altenir Tavares, a formação continuada para os professores da educação infantil com o tema: Psicomotricidade.

A formação tem como objetivo preparar os professores para trabalharem cada vez melhor com os alunos da rede municipal, organizada sob a forma de aula teórica e oficinas, ministrada pela professora Elaine Rezio.

PSICOMOTRICIDADE
No corpo o termo Psicomotricidade, se destaca no correr, pular,  atividades corporais amplas e finas como recortar, escrever e outras produções motoras, a psicomotricidade se ocupa do corpo em movimento. No processo de ensino-aprendizagem, a psicomotricidade está articulada com o processo de desenvolvimento, propiciando uma evolução harmônica, um funcionamento psicomotor entre a criança e o meio.

Conforme estudos realizados, a criança, cujo desenvolvimento psicomotor é mal constituído, poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras (ex: b/d/p/q), na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato (matemática), na análise gramatical, noção espacial, temporal, dentre outras.

“A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.” (Costa,2002).

Com informações da Associação Brasileira de psicomotricidade e Portal Educação

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura

Comentários

Leia Também