Sessão Solene homenageia personalidades que contribuem com o enfrentamento a violência contra a mulher

Sessão Solene homenageia personalidades que contribuem com o enfrentamento a violência contra a mulher

Proposta pelo deputado Lazinho da Fetagro, solenidade acontecerá na segunda

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) é autor da Sessão Solene que acontecerá na segunda-feira (10), às 15h, na Assembleia Legislativa, em homenagem as mulheres que contribuíram, na última década, para o enfrentamento a Violência contra a Mulher e a efetivação dos Direitos Humanos em Rondônia.

O parlamentar explica que, atualmente, como resultado de anos de lutas feministas, a violência contra a mulher é uma questão socialmente reconhecida e amparada pela legislação nacional. Considerado como violação dos direitos humanos das mulheres, o fenômeno é um problema de saúde e segurança pública.

Lazinho cita que, estudos mostram que a violência contra a mulher, por se apresentar com um caráter de grande complexidade, abrange ampla gama de setores da sociedade desde a Justiça, segurança, assistência social, habitação, emprego e renda, educação, entre outros.

“Nesse cenário, são diversas as iniciativas que têm como objetivo prevenir e combater a ocorrência dessa violência, desde e sua visibilização a ações de enfrentamento mais locais, voltadas para comunidades específica”, argumenta o deputado.

Segundo Lazinho da Fetagro, várias mulheres contribuíram e se destacaram, sobremaneira, para o enfrentamento da violência e o avanço da garantia dos direitos humanos das mulheres nas últimas décadas em Rondônia.

“O trabalho e empenho dessas mulheres impulsionaram o desenvolvimento e a implantação de várias ações, projetos e políticas públicas que garantiram, além do acesso e da visibilidade, uma vida sem violência para as mulheres”, afirma Lazinho.

Serão homenageadas, Walkyria Vieira Boaventura Manfroi, Edna Mara Souza, Ida Perea Monteiro, Benedita Nascimento Pereira, Mara Valverde, Irisvone Luiz Magalhães, Izabel Soares Lopes Oliveira, Rosenilda Ferreira de Souza Silva, Marivane dos Reis da Silva e Silvana Mota Davis.

Autor / Fonte: ALE-RO

Comentários

Leia Também