Imagem meramente ilustrativa - Google
Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.
Ao mesmo tempo em que há muita discussão sobre o tema e que são organizados caminhados, durante esse mês alguns locais são decorados com a cor amarela. Assim, já foram iluminados de amarelo o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza, entre outros.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.
O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a idéias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.
As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas.
É por isso que “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.
Faixa amarela
À semelhança de outras campanhas (Outubro rosa e Novembro azul) que utilizam faixas nas cores que as identificam, o símbolo do setembro amarelo é o laço amarelo.
CB PM Alan Mota – Diretor executivo da Astir
O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota fala que a prevenção é sempre a melhor solução para qualquer tipo de patologia, até mesmo as emocionais. “As Astir dispõem de médicos e psicólogos especialistas para assistência aos pacientes em momentos que por acaso forem difíceis, serem consultados e medicados de acordo com o protocolo de cada patologia apresentada.
“O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) trabalha sob regime de plantão 24 horas, 7 dias por semana, com médico, equipe de enfermagem padrão e outros profissionais de saúde de sobreaviso, os quais poderão se fazer presente de acordo com indicação médica”, finalizou.
Autor / Fonte: Assessoria - Wilson Souza
Comentários