Por Paulo Sérgio/SECOM
Publicada em 27/05/2019 às 09h56
A 8ª Rondônia Rural Show Internacional encerrou batendo os recordes de R$ 703.588.488,00 milhões em negócios fechados e a presença de 120 mil pessoas durante os quatro dias da feira realizada no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Paralelamente ao evento encerrou também a 2ª RondoLeite.
Os números foram apresentados em solenidade oficial de encerramento das atividades às 17h, de sábado (25), pelo governador Marcos Rocha, que anunciou também maior reestruturação na área da realização da feira e alteração do horário de funcionamento do evento. Desde a implantação da feira do agronegócio, em 2012, as atividades acontecem sempre na última semana de maio durante quatro dias no horário comercial. “Este ano a feira superou e muito. O evento incrementa a economia, fortalece o estado e o País. Para a próxima edição vamos pavimentar as principais ruas e os estacionamentos com bloquetes, estruturar as ruas com sombrites e estender as atividades comerciais até à noite e em mais um dia”, disse o governador, que espera um evento bem maior em 2020.
A instalação de sombrites tem o propósito de proporcionar sombra aos transeuntes nas ruas amenizando o calor amazônico, já que o evento acontece exclusivamente durante todo o dia. A pavimentação de ruas e estacionamentos ficarão na competência do Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER). Os bloquetes deverão ser produzidos com mão de obra de apenados.
O secretário Especial de Assuntos Fundiários (Seaf), Luiz Antônio Nabhan Garcia, do governo Federal, classificou a Rondônia Rural Show Internacional como um evento próspero e que vai saltar da oitava posição para um dos primeiros lugares no ranking nacional de feira de agronegócio. Este ano, o evento recebeu representantes de 10 países.
“O Brasil é um celeiro produtivo. Rondônia está contido nesse cenário e pronta para atender mercados consumidores carentes, como a África austral. O mundo precisa de comida e esse alimento é produzido em grande escala por aqui. Em 2020 que se cuide a Agrishow, de Ribeirão Preto (SP), pois a Rondônia Rural Show já mostrou que é gigante”, disse Nabhan Garcia, que viajou a Ji-Paraná para entregar 890 títulos de regularização fundiária no evento.
Os trabalhos para a realização da 9ª Rondônia Rural Show já iniciam nesta semana. “Foi uma feira de superação com o serviço executado a várias mãos. O governador Marcos Rocha já nos determinou a elaboração e execução do planejamento da próxima feira, especialmente corrigindo erros cometidos e melhorando os acertos desta edição”, disse o secretário estadual de Agricultura Evandro Padovani.
Ao final dos pronunciamentos oficiais, a cerimônia de encerramento seguiu com sorteio de brindes a quem visitou e se cadastrou no estande do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Nos quatro dias de feira 1500 pessoas se cadastraram e concorreram a vários brindes diariamente. Só no sábado, 467 pessoas inscritas concorreram a duas bicicletas equipadas com capacetes, dois capacetes para motociclistas e dois chapéus.
Em seguida aos sorteios eletrônicos por meio de aplicativo, representantes das instituições de créditos presentes na 8ª Rondônia Rural Show, mais técnicos do governo de todas as secretarias instaladas no evento foram agraciados com placa de homenagem oferecidas pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), a pasta realizadora do evento do agronegócio.
Comentários
Seja o primeiro a comentar!