Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 13/05/2019 às 15h02
Sucata – A informação que está nas redes sociais de Rondônia é que o Consórcio SIM, que responde pelo serviço de transporte coletivo urbano de Porto Velho, estaria recebendo ônibus suacateados de São Luiz, no Maranhão. É que a frota da capital maranhense está sendo 100% reformulada, climatizada e 30 dos ônibus, que estão inservíveis para Belém estariam vindo para atender o treansporte coletivo da capital de Rondônia. Se realmente for verdade demonstra que o transporte coletivo de Porto Velho continuará sendo precário e o povo usuário sendo tratado como mercadoria. Uma lástima.
“Briga” – A troca de “Notas Oficiais” da procuradora do Ministério Público de Contas, Érica Saldanha, que é esposa do deputado federal Leo Moraes (Podemos-RO), e o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), sobre a situação do processo licitatório para o transporte coletivo de capital, que é um dos piores do país é desnecessária. Como Hildon derrotou Léo Moraes na disputa pela prefeitura em 2016 e a procuradora Érica é esposa do deputado, Hildon vinculou o processo político eleitoral do próximo ano (eleições a prefeito e vereador), porque deverá disputar a reeleição e Leo certamente concorrerá a prefeito. Bom senso de ambos é o caminho para se tentar melhorar o transporte coletivo que atende (ou deveria) o povo trabalhador.
Super-Safra – O engenheiro agrônomo Robson Rizzon da Central Agrícola, em Vilhena, acentuou ao participar no programa “Campo e Lavoura” na Rede TV! apresentado pelo jornalista, José Luiz Alves, que a safra 2018/2019, de soja e milho na região do Cone Sul no Estado Rondônia apresentou resultados altamente satisfatórios. De acordo com Robson Rizzon, a soja fechou a colheita com 1,1 milhão de toneladas, o milho safrinha com 800 mil toneladas. Essa super-safra teve ajuda de São Pedro que mandou as chuvas no tempo certo.
Turismo Rural – Também no mesmo “Campo e Lavoura” o superintendente de Turismo no Estado de Rondônia, Gilvan José Ferreira Júnior, anunciou o lançamento de um projeto avançado para incentivar o turismo rural com objetivo de mostrar as belezas e riquezas naturais no campo, que podem gerar rendas nas propriedades rurais. Para ele, o turismo é uma “indústria sem chaminé que, ainda, não está sendo bem aproveitada neste estado”. E está coberto de razão.
Confirmadas – Os organizadores da 8ª Rondônia Rural Show, confirmam a presença de 10 missões estrangeiras no evento em Ji-Paraná de 22 a 25 de deste mês de maio com destaque para os Estados Unidos, China, Israel e Egito, nações que realizam negócios importantes com o Estado de Rondônia, principalmente na aquisição de carne, soja e milho. O secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani acredita que novas parcerias sejam concretizadas ampliando o leque do agronegócio.
Respigo
O PMDB e o PT são os partidos que mais foram prejudicados nas eleições gerais de 2018. Perdeu um grande espaço político no estados e também no Congresso Nacional +++ Em Rondônia o MDB reelegeu três deputados estaduais: Eurípedes Lebrão (São Francisco do Guaporé), Jean Oliveira (Alta Floresta) e Edson Martins Urupá). O partido não conseguiu emplacar nenhum nome novo e divide a maior bancada com o PRB, que tamb´[em tem três parlamentares na Ale: Alex Redano (Ariquemes), Jhony Paixão Ji-Paraná) e Alex Silva (São Miguel do Guaporé) +++ Jean Oliveira foi eleito líder do partido na Assembleia Legislativa. Jovem, mas experiente e já no terceiro mandato consecutivo, Jean será muito importante para a retomada do partido no Estado +++ Estamos praticamente na metade do mês de maio e, ainda chove cm regujlaridade em Porto Velho. O período já é de verão amazônico (seca), mas continua chovendo como na madrugada de hoje (13) que se prolongou até as primeiras horas da manhã +++ Hoje é o dia da Abolição dos Escravos, data que sempre era muito lembrada nas escolas, principalmente, em passado recente. Hoje o momento histórico passa como se não tivesse nenhuma importância na história do Brasil.
Comentários
Seja o primeiro a comentar!