Por Rondoniadinamica
Publicada em 22/05/2019 às 09h56
ATUALIZADA ÀS 11H30MIN COM A NOTA OFICIAL DO GRUPO SAPIENS
Porto Velho, RO – Mensagem cravada em determinada carteira em uma das salas do Colégio e Curso Sapiens, antigo Objetivo de Porto Velho, unidade Jardim das Mangueiras, causou tensão entre alunos e professores da instituição.
O aviso, cuja autoria ainda é desconhecida, prometia um verdadeiro massacre no educandário. A situação foi revelada por um aluno da escola que, assustado, resolveu postar imagem nas redes sociais escancarado a situação e expandindo o pandemônio a pais e mães.
Mensagem acima circulou em grupo de educadores no WhatsApp
De acordo com informações obtidas pelo jornal eletrônico Rondônia Dinâmica, tanto a Polícia Civil (PC/RO) quanto a Militar (PM/RO) já estão nas dependências do Sapiens investigando os fatos e protegendo o perímetro.
“Está tudo sob controle. Está tendo aula normal. A Polícia Civil está aqui, e a Polícia Militar também. Os agentes já estão verificando as câmeras de vigilância para descobrir quem fez isso”, disse uma funcionária à reportagem.
Ela informou ainda que, até o final da tarde desta quarta-feira (22), a empresa deve veicular uma nota oficial explicando o caso.
“Os alunos estão um pouco assustados, nervosos. Mas há aula normal. Os pais que querem buscar os filhos podem vir porque eles estão sendo liberados normalmente, sem problema algum”, pontuou a servidora.
A maioria dos alunos já foi embora.
"NÃO FOI MASSACRE"
Felipe Araújo, gerente de Marketing no Grupo Sapiens, ligou para a redação do Rondônia Dinâmica solicitando a retirada da matéria porque, na visão dele, não houve menção à palavra "massacre" nos escritos registrados na carteira. Entretanto, o jornal obteve duas capturas de tela onde alunos da instituição repassaram a suposta imagem atribuída ao aviso criminoso.
Em ambas é possível ler claramente as expressões "massacre", "school shooting" e "Columbine", sendo que o último vocábulo faz referência direta ao famoso Massacre de Columbine ocorrido nos Estados Unidos da América em 1999. Os autores do crime, os alunos seniores Eric Harris e Dylan Klebold, mataram 12 alunos e um professor. Eles também feriram outras 21 pessoas, e mais outras três ficaram feridas enquanto tentavam fugir da escola. Depois de trocarem tiros com policiais respondentes, a dupla cometeu suicídio.
No segundo print, a pessoa reproduziu outras mensagens não visíveis nas capturas de tela abaixo, mas, de acordo com o distribuidor, significam:
"Esse tormento começa comigo e acaba comigo", "o fim de vocês está próximo" e "isso é por tudo que vocês me fizeram nos últimos sete anos". As frases são confirmadas através da imagem postada originalmente nas redes sociais e encaminhada à redação por fonte vinculada à Polícia Civil.
Felipe Araújo ameaçou procurar a Justiça para que a fonte que confirmou a questão inicialmente ao Rondônia Dinâmica seja revelada via Judiciário. Ele foi informado de que este site de notícias não abre mão de suas prorrogativas constitucionais.
Nota Oficial do Grupo Sapiens
O Colégio e Curso Sapiens vem a público tranquilizar os pais e alunos da instituição sobre a situação alarmada nos grupos de mensagens instantâneas na noite desta terça-feira (21).
A escola recebeu informações e imediatamente tratou de apurar a origem e procedência, ao mesmo tempo em que reforçou a segurança no local.
A partir da escrita na carteira escolar, a escola tomou as medidas administrativas cabíveis e preventivas para receber pais e alunos na escola.
Agora, com os nervos acalmados e a situação encaminhada às autoridades competentes, a escola informa às famílias que o ambiente é seguro, sempre monitorado 24h.
A investigação seguirá até que o caso seja solucionado e identificado os motivos que levaram o estudante a escrever tal mensagem na carteira para o acompanhamento e medidas adequadas.
Pedimos aos pais que, nestes tempos tão conturbados que estamos vivendo, antes de divulgar qualquer informação que possam gerar transtornos de toda ordem para todas as famílias, que a veracidade dos fatos seja checada com o corpo pedagógico da instituição, até mesmo para que tomem conhecimento acerca das medidas que estão sendo tomadas em cada caso.
A divulgação de qualquer mensagem através das redes sociais, antes de qualquer apuração devida com os agentes educacionais, gera pânico e transtorno em alunos e pais.
A Direção informa que abomina qualquer comportamento violento e preza pela segurança da comunidade escolar.
Comentários
Seja o primeiro a comentar!