Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 26/07/2019 às 16h41
SUS – O deputado federal do Paraná com domicílio eleitoral em Londrina, Boca Aberta (Pros) e seu filho Boca Aberta Jr (PRTB) polêmicos, porque ambos não têm papas na língua, estão distribuindo informativo sobre as ações no primeiro semestre na Câmara Federal e Assembleia Legislativa (Ale). Uma das propostas do deputado federal propõe lei “que obriga políticos a usar o SUS”. Recentemente ele foi agredido pelo vereador de Londrina Amauri Cardoso (PSDB) fraturou o nariz e foi atendido na Capital do Café em hospital particular. Ele quer que os 513 deputados federais sejam atendidos pelo SUS Alguém acredita que o projeto seja aprovado?
Arraial – É esperada pelo menos 200 mil pessoas durante o Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho, a partir de hoje (26) das 20h no Parque dos Tanques. É a 38ª edição do arraial que terá apresentações de quadrilhas e boi-bumbás e é considerada a maior festa do gênero da região Oeste. A abertura da festa ocorre com a presença do governador Marcos Rocha (PSL). A festa terá dez dias de duração e representa um pouco da cultura de Porto Velho e região e está na sua 38ª edição.
Férias – A comunidade escolar, seja ela privada ou pública está em férias de meio de ano (julho) estão chegando ao fim e o movimento nos aeroportos e terminais rodoviários aumentam. As empresas de ônibus colocam veículos extras para poder atender a demanda, que se avoluma, porque são pessoas retornando para suas origens com o início das aulas que ocorrerão na próxima semana. Críticas para as empresas de aviação que “esfolam” os passageiros com preços completamente fora da realidade.
Abusos – Não se tem dúvidas que a demanda influencia no preço, mas não é necessário cobrar preços com disparidade imensa entre um dia e outro. Exemplo: uma passagem de Maringá, no Norte do Paraná, para um casal que tem como destino Porto Velho tinha custo estimado para domingo (28) em cerca de R$ 4,3 mil. Não vamos citar o nome da empresa, porque isso ocorre com as três que atendem Rondônia: Latam, Gol e Azul.
Abusos II – O mesmo casal tendo como destino Porto Velho, na mesma empresa, caso viaje na segunda-feira (29) tem custo estimado em R$ 1,4 mil. A desproporcionalidade é muito grande e mesmo estando ciente que a lei da oferta e da procura regula os preços é necessário um pouco mais de coerência das companhias aéreas. Os aviões das empresas que atendem Rondônia pousam e decolam lotados e são rentáveis. Por que a cobrança de um preço absurdo para o mesmo destino? A iniciativa de o governo federal em priorizar a região com a aviação regional, que certamente atenderá melhor os usuários, que são mitos e de forma crescente.
Respigo
Porto Velho aos poucos vai retomando a sua rotina. Férias escolas e recesso legislativo deixaram a cidade com movimento muito abaixo do normal +++ A partir da próxima semana tudo voltará ao normal. Mas hoje já é possível notar um aumento no fluxo de veículos e pessoas nas ruas e avenidas da cidade, que deverá retomar a normalidade na próxima semana +++ A BR 364 continua matando. Nas últimas semanas provavelmente devido as férias escolares o movimento aumentou e os acidentes com vítimas fatais, também +++ Os trabalhos de recuperação estão lentos e provavelmente teremos, em breve, mais um inverno (chuvas) amazônico com a principal rodovia federal de Rondônia em precárias condições. A BR 364 precisa ser revista pelo governo federal e a nossa bancada no Congresso Nacional.