Por Rondoniadinamica
Publicada em 18/07/2019 às 09h18
A moda de usar smartbands, também chamadas de pulseiras inteligentes, diz muito sobre como as atuais gerações lidam com seu dia a dia. Aceitar de livre e espontânea vontade ter dias inteiros registrados em um artefato eletrônico é, no mínimo, uma curiosidade.
Fato é que essas pulseiras, que em 100% dos casos também são relógios, são bastante úteis para os mais variados tipos de indivíduos. Quem pratica exercícios, por exemplo, pode ter em apenas um aparelho todas as informações que precisa: calorias gastas, distâncias percorridas, quantidade de passos dados e mesmo a frequência cardíaca máxima e média de determinado momento do dia.
Quem está passando por uma dieta de perda de peso, pode consultar quantas calorias quem todos os dias. Essas informações são obtidas em tempo real, podendo ser compartilhadas entre smartbande aparelho celular.
Por falar em compartilhamento, do ponto de vista médico as pulseiras inteligentes são uma grande revolução. Profissionais que trabalham no sistema homecare, podem ter dados importantes de seus pacientes sem que eles precisem ir ao seu consultório. Basta que as informações sejam retiradas da pulseira e enviadas ao médico.
Praticidade e preço baixo: dois atrativos das smartbands
Um dos maiores atrativos das pulseiras inteligentes é o preço. As mais caras podem ser adquiridas por R$ 5.000,00, o que é o preço de um ótimo notebook. As mais baratas, no entanto, ficam pelos R$ 100,00, o que é muito mais acessível.
Essas mais simples costumam oferecer diversas funções presentes nas mais caras. Além disso, são práticas. Para o brasileiro médio, que passa por vezes 14 horas fora de casa, entre atividades como trabalho e estudo, é muito mais fácil ter um produto simplificado e fácil de ser utilizado.
Além disso, quanto mais barato e mais prático, menos chamativo é. Isso dificulta ser alvo de roubos ou de assaltos.
Melhoria da rotina e do cuidado com a saúde
Parece ser unânime entre os usuários das smartbands que essas pulseiras facilitam controlar o estado da própria saúde. Aliás, as pulseiras inteligentes estão alertando as pessoas para a necessidade de prestarem atenção em suas rotinas.
Diversos produtos do gênero, inclusive, possuem sistemas que alertam os usuários quando eles estão muito tempo parados. É uma forma, segundos especialistas em tecnologia e em saúde, de evitar o sedentarismo.
O controle da qualidade do sono também é uma preocupação dessas pulseiras. Mesmo as mais simples fornecem relatórios diários e até bastante completos a respeito de como os indivíduos dormiram na noite anterior. Dados como a quantidade de sono profundo, quantidade de sono leve e minutos de insônia podem ser obtidos.
As smartbands têm sido vistas como uma forma eficiente de conscientizar a população em geral sobre a necessidade de se perceber a própria rotina. As pulseiras não só lhe dão um panorama detalhado sobre a respeito dos seus dias, como também se adaptam ao seu cotidiano e sugerem melhorias a ele.
É literalmente colocar o futuro das pessoas em suas próprias mãos em seus próprios pulsos, uma noção de autonomia que a cada dia conquista mais adeptos.